Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 1 de Março de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Dicas para evitar problemas com álcool no Carnaval

Mal-estar, dor de cabeça e sede são alguns sintomas causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O Carnaval é um momento de alegria, descontração, e, muitas vezes, de exageros na bebida. Sabemos que o álcool pode ser um "companheiro" presente nessas ocasiões, mas também é o principal culpado pela tão temida ressaca do dia seguinte ou, para que está participando do Carnaval de rua e exagera na bebida, pode ser o indutor de situações mais graves, que requeiram atendimento médico.

A ressaca é uma combinação de sintomas físicos e mentais experimentados no dia seguinte a um episódio do consumo de álcool, levando ao surgimento de alguns sintomas como dor de cabeça, sensibilidade ao som e à luz, enjoo, dores no corpo, boca seca e sede. Isso ocorre devido à desidratação que a bebida alcoólica causa no organismo, além da sobrecarga no fígado, órgão que tem a função de eliminar o álcool do sangue.

O consumo de álcool está associado a diversos problemas para a saúde. O chamado ‘beber pesado episódico’, que é o consumo de 60 gramas ou mais de álcool puro em uma única ocasião, ocorre quando mulheres bebem quatro ou mais doses e homens bebem cinco ou mais doses; esse padrão de consumo é relacionado com o risco aumentado para envolvimento em acidentes e violências, apagões de memória, overdose e desenvolvimento de dependência.

LEIA TAMBÉM: Saúde lança ferramenta digital para avaliação do consumo nocivo de bebidas alcoólicas

Para reduzir os danos, se escolher beber, é indicado tomar alguns cuidados ao longo do dia para ajudar o organismo a restabelecer o equilíbrio natural:

1. Intercalar com água e beber devagar

O álcool é diurético, ou seja, aumenta a perda de líquidos pelo organismo, o que contribui para a desidratação – um dos principais fatores da ressaca. O recomendado é que a pessoa alterne o consumo de bebidas com água e também beba bastante água no dia seguinte, para recuperar a hidratação.

  • Antes de beber: beba bastante água ao longo do dia;
  • Durante a festa: alterne entre bebidas alcoólicas e água; ara cada copo de álcool, beba pelo menos um copo de água.
  • Depois: antes de dormir, tente beber um ou dois copos de água para ajudar na hidratação.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia de acordo com alguns fatores, como peso corporal e temperatura ambiente. Porém, o indicado é ingerir cerca de dois litros de água por dia.

2. Aposte em Bebidas Não Alcoólicas Atraentes

Intercalar bebidas alcoólicas com opções não alcoólicas, como águas aromatizadas ou mocktails (cocktails sem álcool), é uma ótima forma de aproveitar sem exagerar. Além disso, alternar ajuda a reduzir o consumo de álcool e melhora a hidratação.

3. Nunca Beba de Estômago Vazio
O álcool é absorvido mais rapidamente quando o estômago está vazio, o que intensifica os seus efeitos e pode causar mais ressaca no dia seguinte. Por isso, alimente-se bem antes e durante o consumo.

  • Inclua refeições ricas em proteínas e gorduras saudáveis (como carnes magras, abacate ou nozes), pois ajudam a retardar a absorção do álcool;
  • Evite alimentos muito gordurosos, já que podem piorar os sintomas de mal-estar;
  • Vitamina B e antioxidantes são aliados poderosos: o consumo de álcool pode esgotar as reservas de vitaminas do complexo B e antioxidantes no organismo. Antes da festa, invista em alimentos ricos nesses nutrientes, como ovos, carnes magras e cereais integrais (vitamina B) e frutas cítricas, frutos vermelhos e vegetais verdes escuros (antioxidantes).

4. Limite de doses
Se escolher beber, respeite o limite de doses:

  • Mulheres: até 1 dose por dia; nunca ultrapassar 3 doses em uma única ocasião.
  • Homens: até 2 doses por dia; nunca ultrapassar 4 doses em uma única ocasião.

5. Em caso de exagero
Se você acabou exagerando, cuide-se no dia seguinte:

  • Hidrate-se bem com água, chá ou bebidas isotônicas para repor os eletrólitos;
  • Invista em alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, sopas e caldos;
  • Um bom descanso também ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente

Em caso de qualquer sintoma mais forte, procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens