Secretaria Municipal da Saúde
Divisão de Vigilância de Zoonoses participa da oficina técnica sobre o uso da vigilância genômica em morcegos

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio do Ministério da Saúde e de parceiros, realizou a oficina técnica sobre o uso da vigilância em morcegos como estratégia de detecção de patógenos com potencial epidêmico e pandêmico. O evento aconteceu na sede da representação da Organização Panamericana da Saúde-OPAS/OMS em Brasília e contou com a participação de profissionais da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ/Covisa), que é Centro Colaborador da OPAS/OMS- WHO/OPAS-CC para treinamento e pesquisa em zoonoses urbanas.
A oficina também contou com a presença de especialistas, parceiros técnicos e profissionais de saúde pública, e do verde e meio ambiente, que apresentaram suas experiências e estudos relacionados ao tema. Além dos profissionais da DVZ, participaram também trabalhadores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass); da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Instituto Evandro Chagas; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Belo Horizonte; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e da Universidade de Brasília.
Os participantes do evento foram divididos em três grupos para discutir propostas de viabilidade técnica, estratégica e operacional voltadas à vigilância de vírus em morcegos, com o intuito de explorar potenciais impactos e desafios na detecção de patógenos, com sugestões de parâmetros que poderiam ser utilizados em cenários reais.
Participação do DVZ - projeto de identificação de vírus zoonóticos em morcegos, com o uso da metagenômica
As biólogas Juliana Amorim Conselheiro, Gisely Toledo Barone e Adriana Araujo Reis Menezes do LabZoo/DVZ, a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Instituto Todos pela Saúde (ITpS), com apoio do Ministério da Saúde, participaram da "Oficina Técnica sobre o uso da vigilância em morcegos como estratégia de detecção de patógenos com potencial epidêmico e pandêmico".
No evento, realizado na sede da OPAS/OMS em Brasília nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025, foram apresentados os resultados do projeto, por elas desenvolvido, que propõe a identificação de vírus zoonóticos em morcegos, com o uso da metagenômica. A expectativa é aprimorar a vigilância das zoonoses urbanas, colaborando na prevenção de surtos, epidemias e pandemias.
Essa participação demonstra a importância dos projetos desenvolvidos no âmbito do serviço e o reconhecimento da DVZ como único centro colaborador municipal da OPAS/OMS, reforçando a importância da Prefeitura da cidade de São Paulo e Coordenadoria de Vigilância em Saúde na condução de projetos com temáticas relevantes para a saúde pública.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk