Secretaria Municipal da Saúde
Edital de Coletivos 2021-2022
O Edital de Coletivos da Coordenadoria de IST/Aids contempla projetos sociais e culturais que buscam diminuir estigmas relacionados ao HIV e que possuem a intenção de promover ações e produzir materiais relacionados à Prevenção Combinada do HIV e outras ISTs. O objetivo é selecionar projetos voltados para prevenção ao HIV/Aids para populações mais vulneráveis ao HIV e promoção da qualidade de vida e dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids.
Confitra a seguir os coletivos contemplados pelo edital vigente entre os anos de 2021 e 2022:
Coletivo Contágio
Projeto: “Indetectável: deuses morrem porque se renovam”
Objetivo geral: Contribuir para a promoção da saúde e demais direitos da população juvenil periférica, frequentadores de fluxos, batalhas de rimas e slam, em especial adolescentes e jovens LGBTQIA+ e HSH, por meio de ações, processos, produção audiovisual e mobilização social que visem o enfrentamento do estigma e preconceito relacionados ao HIV/Aids.
Coletiva: Travas da Sul
Projeto: “Travas da Sul CUIDA”
Objetivo geral: Atuar na divulgação dos serviço de prevenção e tratamento de IST/AIDS oferecido pela rede básica de atendimento e serviços especializados, ampliando para travestis, mulheres e homens trans e pessoas não-binárias da periferia acesso à informação através do webdocumentário, divulgando tecnologias de prevenção e também de tratamento e testagem, a fim de aproximar travestis, mulheres e homens trans e pessoas não-binárias perifèrica que frequenta rolês culturais com saúde e cuidado.
Coletiva: Terça Afro
Projeto: “Diálogos e prevenção com a saúde da população negra”
Objetivo geral: Promover acesso a insumos de prevenção contras ISTs, além de levar informações acerca do HIV/AIDS e ISTs à população do território da Zona Norte a partir de redes e articulações com a comunidade negra, por meio de rodas de conversa, vídeos e materiais informativos digitais.
Coletivo: ExpectaDIVAS
Projeto: “ExpectaDIVAS – FUTURÍSTIKA”
Objetivo geral: Atuar na divulgação e promover o debate entre a juventude sobre estratégias de prevenção e tratamento de ISTs/AIDS oferecido pela rede básica de atendimento do SUS, facilitar aos/às jovens moradores/as da periferia acesso à informação durante um “rolê” cultural, divulgando tecnologias de prevenção e também de tratamento e testagem, a fim de aproximar a juventude perifèrica que frequenta rolês culturais com saúde e cuidado.
Coletivo: Bixanagô
Projeto: “FESTIVAL Bixanagô #2”
Objetivo geral: Realizar a ação “territórios de cuidados” através de dois pilares, o primeiro sendo uma intervenção artística digital que conecte o universo da cultura urbana negra e LGBTQIA+ e a pauta das infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente HIV e a AIDS, e o segundo sendo troca de informação e conhecimento com uma campanha de comunicação e mesas de debate trazendo informações sobre a prevenção combinada, a autotestagem e práticas de acolhimento e cuidado.
Coletivo: Corpo Vivo Posithivo
Projeto: “Corpo Vivo Posithivo 2022”
Objetivo geral: Construir coletivamente, através da arte, espaços de sensibilização, expressão e reflexão sobre as questões relacionadas ao corpo e à sexualidade tendo como público prioritário pessoas que vivem com HIV.
Coletivo: Mal Amadas - Poética do Desmonte
Projeto: “Podcast de Variedades/Um Programa de Mulher”
Objetivo geral: Produzir, editar e veicular três episódios de podcast voltados para a prevenção do HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis, violência contra as mulheres, principalmente para o público formada por mulheres em situação de vulnerabilidade para o HIV: vítimas de violência, mulheres moradoras de periferias e profissionais do sexo, mulher trans, aberta ao público em geral, através de estéticas que promovam o diálogo, informação, diversão e arte.
Coletivo: Jovens Escritores - Escritores Aventureiros
Projeto: “Comunicação PositHIVa: cuidando da saúde da população preta e periférica”
Objetivo geral: Promover o acesso à informação e à conscientização da população negra a respeito da prevenção às IST/HIV por meio de rodas de diálogo e materiais comunicativos, ancorados nos princípios da educomunicação.
Coletivo: Megê
Projeto: “Bailão da Prevenção"
Objetivo geral: Realizar encontros temáticos e educativos, rodas de conversa junto à juventude sobre prevenção a ISTs/HIV/AIDS, nas comunidades mais vulneráveis economicamente.
Coletivo: Positivando
Projeto: “Positivando”
Objetivo geral: Combater os estigmas relacionados ao HIV/Aids por meio de programas de áudio (podcast) e vídeo (YouTube).
Coletivo: Prevenção para TODXS
Projeto: “Prevenção para TODXS"
Objetivo geral: Levar informação e combater a desinformação existente na comunidade da região da Brasilândia sobre questões relacionadas ao HIV/IST.
Coletiva: Loka de Efavirenz
Projeto: “Polinização como Antídoto para o Contágio”
Objetivo geral: Instrumentalização de artistas vivendo e convivendo com HIV/AIDS em situação de vulnerabilidade social que compõem a cadeia criativa nas periferias da cidade de São Paulo, através de Ciclo Formativo online, com acompanhamento artístico pedagógico, e assim, impactando na prevenção e redução da vulnerabilidade social em que tais artistas estão inserides. Tal instrumentalização se dará através da discussão das ferramentas de facejamento ao preconceito e ao estigma, tal como, divulgação e ampliação do acesso à informação sobre tratamentos, profilaxias, testagem e imunização em relação ao HIV/AIDS e outras ISTs, e de como essas ferramentas e informações podem ser inseridas nos trabalhos artístico.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk