Secretaria Municipal da Saúde
Em pouco mais de um mês, UBS Parque das Flores realiza mais de 11 mil atendimentos e visitas casa a casa
Desde a inauguração, em 25 de outubro, a UBS Parque das Flores, localizada na zona leste da capital, já realizou mais de 4.500 atendimentos e quase sete mil visitas casa a casa pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Foram realizados 4.642 atendimentos até o dia 5 de dezembro, entre assistências médica, de enfermagem, odontologia e equipe Multi. Em relação às equipes de ESF, foram realizadas, até o último dia 5, um total de 6.782 visitas casa a casa.
História
Localizada na zona leste, a 30 quilômetros do centro de São Paulo e a poucos metros da divisa com Mauá, a região do Parque das Flores permaneceu um local ermo e coberto por vegetação até a década de 90, quando recebeu as primeiras ocupações. A explosão demográfica ocorrida a partir daí teve impacto nos serviços de saúde, que ao longo de décadas foram prestados pela AMA/UBS Jardim Santo André, localizada no bairro vizinho, responsável por atender uma população de cerca de 50 mil pessoas.
“A UBS Parque das Flores tem capacidade para atender uma população de cerca de 20 mil pessoas, o que significa um enorme ganho em qualidade para os usuários das duas unidades, tanto na adesão quanto na continuidade do atendimento”, comenta a gerente da unidade, Tenile Muzzi, que também foi gestora da AMA/UBS Parque Santo André por oito anos.
O projeto de construção da unidade, localizada na Rua das Petúnias, teve origem em 2019. Naquele ano, logo após uma visita do prefeito Bruno Covas às obras realizadas em um córrego no bairro, o então presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), Edson Aparecido, anunciou a doação da área de quatro mil metros quadrados junto ao córrego para a construção de uma nova UBS. Por meio do programa Avança Saúde SP, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras foram iniciadas em 2022.
Tenile conta que a nova UBS, ampla e confortável, com mais de mil metros quadrados, é motivo de comemoração no bairro. "A luta da liderança local e do conselho gestor por mais de 20 anos foi fundamental para construção dessa unidade, que foi pauta de todas as plenárias e conferências de saúde.”
Acolhimento
“Eu vim logo no primeiro dia e já marquei consulta para todo mundo lá de casa”, diz a vizinha Edelzuita Oliveira Santos, 62, que foi à UBS para acompanhar as consultas da filha, Mônica, 42, e da Neta, Anne, de 6 anos. “Isso aqui é uma maravilha, os médicos são muito atenciosos e já estou com os meus pedidos de exames”, elogia a moradora, que por anos teve que deslocar-se até o Jardim Santo André para ser atendida.
Como Edelzuita, muitos outros moradores já estão se utilizando do novo equipamento. Desde a inauguração, em 25 de outubro, a UBS Parque das Flores já realizou 2.400 atendimentos (médicos, de enfermagem e odontologia), além de 2.200 visitas casa a casa pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
“Temos ouvido elogios, as pessoas comentam sobre o quanto a unidade é bonita e confortável, quanto os trabalhadores são gentis, o sentimento que percebemos é de elevação da dignidade e da autoestima de toda a comunidade”, comenta Ruth Luiz Reis Alves, presidente do Instituto Pra Viver Melhor, que há 16 funciona na Rua das Rosas, logo ao lado da UBS, e, entre outras atividades, distribui 450 refeições todos os dias, além de promover atividades artísticas e esportivas.
Para Mozart Barbosa Alves, coordenador do instituto, ao ocupar o seu espaço ao lado de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), a UBS reforça a presença, na comunidade, de serviços fundamentais à população. “É uma grande conquista para os moradores do bairro”.