Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2024 | Horário: 15:53
Compartilhe:

EMS pactua parceria com a SOCESP e Sociedade Brasileira de Hipertensão para educação em saúde

Capacitações oferecidas aos trabalhadores da rede pública de saúde têm o objetivo de qualificar o tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca.

Por Fernando Rodrigues dos Santos 

A Escola Municipal de Saúde (EMS) realizou e programou duas iniciativas educativas para trabalhadores da saúde, focando na melhoria do atendimento cardiovascular e na redução de mortalidade por doenças cardíacas. 

No dia 27 de julho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie sediou o curso de Capacitação em Hipertensão Arterial, direcionada também aos médicos da Rede Pública de Saúde. Este evento, fruto da parceria entre a EMS e a Sociedade Brasileira de Hipertensão, visou atualizar os trabalhadores sobre a aplicação prática das recomendações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, adaptadas às necessidades locais. 

A diretora da EMS, Dra. Josiane Motta, destacou a importância dessa capacitação, mencionando que “a hipertensão é uma doença silenciosa que precisa ser exaustivamente ensinada, especialmente para novos trabalhadores” Ela ressalta que um paciente hipertenso, corretamente medicado, tem menos chances de desenvolver condições mais graves como insuficiência cardíaca e AVC, impactando positivamente na rede de saúde básica e hospitalar. 

Além da capacitação em hipertensão, um curso de Suporte Avançado em Insuficiência Cardíaca foi oferecido com o objetivo de fornecer novos conhecimentos para reduzir a mortalidade por insuficiência cardíaca. O curso, realizado no mês de agosto, teve 668 trabalhadores inscritos. 

Dra. Josiane explicou que a parceria com a SOCESP permitiu a criação de um curso multidisciplinar que abrange o tratamento da insuficiência cardíaca tanto na atenção básica quanto hospitalar. “A ideia é treinar todos para saber tratar a insuficiência cardíaca”, afirmou. O curso aborda desde o reconhecimento dos sintomas, muitas vezes confundidos com outras condições, até a administração correta de medicações específicas para cada fase da doença, evitando que os pacientes progridam para estágios mais graves. 

A diretora enfatizou a importância das parcerias estabelecidas citando que é a missão da Escola ser notória e através dessas parcerias fazer com que toda a rede entenda a importância da educação permanente e finalizou mencionando a colaboração da Secretaria de Atenção Hospitalar (SEAH), da American College e outras entidades, que estão ajudando a melhorar o registro e o tratamento de infartos na cidade de São Paulo.  

Essas iniciativas da EMS demonstram um esforço contínuo para aprimorar o atendimento à saúde cardiovascular na cidade de São Paulo. A capacitação dos trabalhadores da rede pública é fundamental para a prevenção e tratamento eficaz de condições graves, contribuindo para a redução da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida da população. 

collections
Galeria de imagens