Secretaria Municipal da Saúde

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO

Projetos Pedagógicos | ETSUS

A Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde tem como atribuição atividades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o aprimoramento e a manutenção da qualidade dos serviços de atenção à saúde prestados à população.

A área de Projetos Educacionais tem a Educação Permanente em Saúde (EPS) como estratégia para a transformação e melhoria das práticas de atenção, gestão, formulação de políticas e de formação, sendo que a mesma deve acontecer no cotidiano, analisando e aprimorando o processo de trabalho.

Também é atribuição da área de Projetos Educacionais da Divisão de Educação, a coordenação da elaboração e execução do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP). O PLAMEP é o resultado do planejamento coletivo das ações educativas para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito municipal, constituindo-se em um instrumento de gestão que comporta as prioridades relativas às ações de educação para o trabalho em saúde dos diferentes territórios e regiões do Município. Sua construção parte da identificação de necessidades ou problemas de saúde.

A base para elaboração do PLAMEP são os instrumentos de gestão do SUS: Plano Municipal de Saúde (PMS), Programação Anual de Saúde (PAS), Relatório Anual de Gestão (RAG) e os instrumentos de gestão e planejamento municipal: Programa de Metas e Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A produção de 2023, tendo o PLAMEP como base dados, foi de 1.661 ações realizadas sendo 433 na modalidade EAD, 988 Presenciais e 240 Semipresenciais. Considerando os cursos e especialização (777 ações), foram contabilizados 48.804 profissionais inscritos e 38.783 concluintes, com uma Taxa de Conclusão de 79,5%.

 

 

ETSUS

A Escola Técnica do SUS (ETSUS-SP) tem por finalidade oferecer cursos de Educação Profissional aos trabalhadores que atuam na área da saúde no município de São Paulo.

Faz parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), uma rede governamental composta de 51 Escolas Técnicas e Centros Formadores de Recursos Humanos do SUS no país, envolvendo o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para facilitar a articulação entre as ETSUS e fortalecer a Educação Profissional em Saúde.

Atualmente, destas 51 instituições que compõem a RETSUS, 07 estão no Estado de SP e destas apenas uma no município, a ETSUS-SP.

A ETSUS-SP tem dentre seus objetivos:

  1. Formar trabalhadores na área da saúde por meio dos Cursos de Qualificação, Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Técnica de Nível Médio;
  2. Atualizar os trabalhadores na área da saúde por meio de cursos de aperfeiçoamento e especialização, desenvolvendo suas aptidões para a vida produtiva e social;
  3. Atualizar os profissionais de nível universitário que atuam nos Cursos de Educação Profissional, visando o aprimoramento de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas;
  4. Produzir e difundir materiais para subsidiar as atividades didático-pedagógicas;
  5. Valorizar a trabalhadora e o trabalhador de nível médio nas redes de Atenção à Saúde de São Paulo.

No ano de 2023, a ETSUS-SP acompanhou, juntamente com Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR), ações educativas que contemplam profissionais de nível médio, resultando nos seguintes números de concluintes/capacitados:

  • EMSR Centro – 6.007
  • EMSR Leste – 480
  • EMSR Sudeste – 448
  • EMSR Sul – 2.325
  • EMSR Norte – 3.051
  • EMSR Oeste – 2.520