Secretaria Municipal da Saúde
FERRAMENTAS VIRTUAIS DA ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE
Em 2009, a Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP) implementou a modalidade EAD em resposta ao apelo do Ministério da Saúde para fortalecer a educação na área da saúde. Foi criado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através da plataforma Moodle, tornando a educação permanente mais acessível para os funcionários da saúde. O modalidade cresceu ao longo dos anos, com milhares de alunos inscritos em diversos cursos, entre cursos de abertura periódica e cursos livres.
O AVA EMS viabiliza o desenvolvimento, disponibilização e gestão de cursos em EAD direcionados para os trabalhadores da saúde, oferecendo flexibilidade, interatividade e acessibilidade. É uma ferramenta fundamental na democratização do conhecimento na área da saúde, promovendo o aprendizado contínuo de maneira eficaz e conveniente.
Desde 2023 a plataforma de ensino a distância da EMS conta com o HUGO, um intérprete virtual da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O HUGO aprimora a comunicação, tornando a plataforma mais inclusiva ao faclitar a interação com pessoas com deficiência auditiva. Isso representa um passo importante em direção à acessibilidade e à igualdade de oportunidades na educação.
No mesmo ano foi apresentado o avatar SUSi, tutora virtual que acrescenta uma dimensão personalizada à experiência de ensino. Isso reforça o compromisso da plataforma em fornecer um ambiente de aprendizado moderno, atrativo, interativo, adaptado às necessidades dos usuários e que valoriza a diversidade e o respeito à individualidade.
HUGO, Intérprete de Libras
A plataforma permite a inclusão do nome social de pessoas trans e travestis nos certificados, promovendo respeito a identidade de gênero de cada indivíduo.
Dentre a variedade de cursos oferecidos, os cursos “Quesito Cor nos Sistemas de Informação da SMS”, “Procedimentos Básicos em Primeiros Socorros”, “Qualificação da Antropometria e Vigilância Nutricional na Atenção Básica” e “Sensibilização no Olhar às Pessoas com Doenças Raras” são livres e estão disponíveis para serem acessados a qualquer momento.
Abaixo você pode conferir o “Guia do Estudante” e o material com as principais dúvidas de acesso ao AVA.
Avatar SUSi
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – SMS/SP) foi criada em uma parceria técnica entre o Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e a Secretaria Municipal da Saúde. Ela foi lançada em 23 de agosto de 2011 e se tornou a primeira BVS de uma instância municipal no Brasil. Em 2012, a BVS de São Paulo recebeu certificação por cumprir os princípios do modelo BVS de provisão e acesso equitativo à informação em saúde.
A BVS funciona como um repositório de informações e conhecimentos na área da saúde e serve para estimular atividades de ensino, aprendizagem, pesquisa, compartilhamento de conhecimento, valorização profissional e acesso à informação para tomada de decisões na área da saúde. Ela atua como um recurso central para profissionais da saúde, pesquisadores e gestores, permitindo o acesso a informações atualizadas e baseadas em evidências.
Sua importância reside na preservação da memória institucional técnica e científica da SMS SP. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na promoção do acesso equitativo à informação em saúde, estimulando a produção e disseminação de conhecimento na área. Ao publicar na BVS, os profissionais da rede podem contribuir para a disseminação do conhecimento e sua preservação.
O que o trabalhador e pesquisador pode encontrar no site da BVS:
- Produção Técnico-Científica: Repositório oficial da produção intelectual da SMS/SP.
- Acervo das Bibliotecas: Base bibliográfica com informações sobre a localização de livros nas bibliotecas físicas.
- Portal de Teses, Dissertações e Monografias: Versões digitais completas de teses e dissertações.
- Segunda Opinião Formativa – SOF: Perguntas e respostas sistematizadas baseadas em evidências científicas e clínicas.
- Relatos de Experiência: Depoimentos e registros de situações relevantes na formulação e implementação de políticas, programas e projetos da SMS.
- Vitrine do Conhecimento: Destaque para documentos e informações relevantes sobre temas de saúde.
- Legislação em saúde: Registros das legislações municipais relacionadas à saúde.
- Eventos: Agenda de eventos da SMS e de outras instituições em Ciências da Saúde.
- Multimídia: Recursos como gráficos, vídeos e podcasts relacionados à informação em saúde.
- Sites em saúde: Reúne informações sobre sites de saúde disponíveis na internet, detalhando seus conteúdos e links de acesso.
Você pode conferir o acervo da biblioteca clicando no link abaixo:
O Canal Profissional, canal do Youtube da Escola Municipal de Saúde - EMS, é uma ferramenta de potencialização da missão da EMS: formar, capacitar e aprimorar, através da educação permanente, os servidores públicos e trabalhadores das organizações parceiras, residentes, estagiários e membros dos conselhos gestores da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS. O principal objetivo é oferecer conteúdos para qualificar e fortalecer o Sistema Único de Saúde - SUS municipal para oferecer a melhor assistência à população.
O Canal Profissional hospeda um acervo de materiais educativos da área da saúde, que inclui cursos, programas, aulas abertas, entrevistas, palestras, notícias e lives. É um espaço para suporte, consultas, aprendizado e dissolução de dúvidas dedicado ao trabalhador.
As produções feitas para o canal demandam da própria EMS, norteadas pelas ações pedagógicas planejadas, e também das necessidades levantadas pelas áreas técnicas e pela gestão da SMS, através das análises dos indicadores em saúde.
Hoje o Canal Profissional conta com 21 mil inscritos e mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos.
A programação dos conteúdos do Canal Profissional pode ser acompanhada ao se inscrever e ativar as notificações, ou através das redes sociais da Escola Municipal de Saúde.
Youtube: Canal Profissional
Instagram: Escola Municipal de Saúde SP
Facebook: Escola Municipal de Saúde SP
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk