Secretaria Municipal da Saúde

Comissão de Residência Médica - Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires Da Rocha Hospital Municipal do Campo Limpo

 O Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha – Hospital Municipal do Campo Limpo, foi inaugurado em 1990, é um hospital Geral Secundário, presta atendimento terciário em algumas especialidades para as quais é referência: 

  •   Neurocirurgia
  •   Ortopedia / Traumas
  •   Gestantes alto risco
  •   Psiquiatria

A primeira turma de Residência Medicina do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha – Hospital Municipal do Campo Limpo, iniciou suas atividades em 31 de março de 1994 nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, com apenas um médico residente por especialidade. Foram anos de muita dedicação para que criássemos um curso baseado em rígidos princípios de ética, moral e com a união de um time de preceptores com altíssimos índices de capacitação profissional.

A Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha – Hospital Municipal do Campo Limpo, está credenciada no SISCNRM – Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica com os programas de residência médica em:

- Anestesiologia
- Cirurgia Geral
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Neonatologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Pediatria
- Psiquiatria

 

A Residência em Medicina constitui modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
O processo seletivo para ingresso é realizado anualmente, com normas divulgadas em edital público.

Coordenação da COREME
Dr. Rodrigo Olivio Sabbion
Vice coordenadora
Dra. Camilla Correia Parente Salmeron

Supervisores da COREME
Dr. Itajiba Sabbag – Programa de Anestesiologia
Dra. Sheila Cristina Hirama - Programa de Clínica Médica
Dra. Renata Bandini Vieira Guglielmo – Programa de Cirurgia Geral
Dra. Loiva Flores da Costa- Programa de Pediatria
Dra. Camilla Correia Parente Salmeron - Programa Obstetrícia e Ginecologia
Dr. Wilson Lino Junior – Ortopedia e Traumatologia
Dra. Roberta Candal de Macedo Shibaki Souza - Programa Psiquiatria
Dra. Luiza Helena Madureira – Neonatologia

Secretaria da COREME
Simone Men de Souza

 

A COREME tem como cenário de ensino:
- Hospital Infantil Darcy Vargas
- Hospital Municipal do Tatuapé - Dr. Cármino Caricchio
- IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual
- Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo - ABP
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
- ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Hospital Municipal Menino Jesus
- InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
- Instituto de Infectologia Emílio Ribas
- Hospital Ipiranga
- AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Conceptus - Unidade de Ultrassonografia e Medicina Fetal
- UNISA – Universidade de Santo Amaro
- Hospital Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim)
- Unidades Básica de Saúde (UBS)
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA E VAGAS
A COREME é responsável por oito especialidades:
- Anestesiologia – 12 vagas
- Clinica Cirúrgica – 24 vagas
- Clinica Médica - 12 vagas
- Ginecologia e Obstetrícia – 30 vagas
- Neonatologia – 4 vagas
- Ortopedia – 24 vagas
- Pediatria – 24 vagas
- Psiquiatria – 12 vagas
ANESTESIOLOGIA
O Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 01 de março de 2013. Atualmente são oferecidas anualmente 04 (quatro) vagas de R1 , com bolsa de residência paga pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS. Os cenários de práticas hospitalares são:
- Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim)
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
- Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo - ABP
- Hospital Municipal do Tatuapé - Dr. Cármino Caricchio


Objetivo Geral
Formação de médicos anestesiologistas com habilidade nas áreas de anestesiologia, terapia intensiva e dor aguda e crônica.
Primeiro ano - iniciar o médico residente nas técnicas de anestesia básicas e na formação teórica geral da anestesiologia. Abrange a realização de anestesia para cirurgias de pequeno porte, controle inicial das vias aéreas, avaliação pré e pós anestésica, controle da dor aguda, conduta na recuperação pós-anestésica, reposição volêmica, anestesia obstétrica em situação fisiológica e introdução à terapia intensiva. Curso teórico de farmacologia clínica e fisiologia geral.
Segundo ano - controle da via aérea difícil, anestesia em pacientes obesos, terapia intensiva, controle da dor, anestesia em obstetrícia de alto risco, reanimação cardiopulmonar e bloqueios anestésicos periféricos.
Terceiro ano - integração dos conhecimentos nas áreas de anestesiologia, dor e terapia intensiva, conhecimento e discussão da ética e bioética, anestesia para cirurgias de alta complexidade, como cirurgia cardíaca, transplante de órgãos, neurocirurgia, anestesia para serviço auxiliar de diagnose e terapêutica e anestesia para gestação de alto risco.

Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Anestesiologia. Serão oferecidos 04 vagas de residência, primeiro ano, pagas pela Secretaria Municipal da Saúde - SMS.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos, sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.
Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como: Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo – ABP e Hospital Municipal do Tatuapé - Dr. Cármino Caricchio, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.

 


CIRURGIA GERAL

O Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 02 de Abril de 1999. Atualmente são oferecidas anualmente 08 (oito) vagas de R1 , com bolsa de residência paga pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS. Os cenários de práticas hospitalares são:
- ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo


Objetivo Geral

Formação básica de médicos em Cirurgia Geral. Desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades práticas em cirurgia geral. Desenvolver capacidade de exercer trabalho em equipe e adquirir competência para liderar equipe multidisciplinar caso seja necessário. Desenvolver pesquisa na área de Cirurgia Geral, desenvolvendo projetos de interesse ao hospital e a comunidade em geral.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Cirurgia Geral. Serão oferecidos 08 (oito) vagas de residência, primeiro ano, pagas pela Secretaria Municipal da Saúde - SMS.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

 

 

 


Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como: ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.
Os médicos residentes rodiziarão em todas as subespecialidades da Cirurgia Geral:
- Cirurgia de Aparelho Digestivo Alto e Coloproctologia
- Urologia
- Cirurgia Vascular
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Cirurgia Torácica.
- Também inclui campo de estágio em UTI e Transplante.

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.


CLÍNICA MÉDICA
O Programa de Residência Médica em Clinica Médica do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 31 de março de 1994. Atualmente são oferecidas anualmente 06 (seis) vagas de R1, com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal da Saúde – SMS e 02 (duas) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:
- InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP
- Instituto de Infectologia Emílio Ribas
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Hospital Ipiranga
- ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
- Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo

Objetivo Geral
Formar médicos clínicos aptos a realizar assistência medica integral ao paciente, bem como:
a - Desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades praticas em clínica médica.
b - Desenvolver capacidade para desenvolver o trabalho em equipe e adquirir competência para liderar equipe multiprofissional.
c- Desenvolver pesquisa na área de clínica médica e projetos que sejam do interesse do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e da comunidade.

Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Clínica Médica. Serão oferecidos 06 (seis) vagas de residência, primeiro ano, com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 02 (duas) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em dois anos, divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.
Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como : InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Hospital Ipiranga, ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.
Os médicos residentes rodiziarão:
- Ambulatório Geral
- Gastroenterologia
- Nefrologia
- Pneumologia
- Infectologia
- Cardiologia
- Endocrinologia
- Cuidados Paliativos
- UTI Pós-Operatório
- Reumatologia

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A residência médica em Ginecologia e Obstetrícia iniciou em 01 de Fevereiro de 2007 com 03(três) médicos residentes. Atualmente são oferecidas anualmente 10 (dez) vagas de R1 , com 05 (cinco) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 05 (cinco) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:
- IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Conceptus - Unidade de Ultrassonografia e Medicina Fetal

Objetivo Geral
Formar médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O Programa compreenderá treinamento em:
a) gestação de baixo-risco: história clínica, exames físicos geral, ginecológico e obstétrico e interpretação de exames complementares. Avaliação clínica da vitalidade fetal. Diagnóstico dos desvios da normalidade.
b) Puerpério tardio: aconselhamento do futuro reprodutivo, orientação clínica e anticoncepcional e acompanhamento das modificações gravídicas locais e gerais. Retorno à fertilidade. Amamentação e seu papel na fertilidade. Indicação e prescrição de métodos anticoncepcionais para o puerpério. Acompanhamento de situações patológicas presentes durante a gestação e o puerpério.
c) Ginecologia geral: diagnóstico e prevenção de afecções genitais clínicas, infecciosas e cirúrgicas.
d) Métodos anticoncepcionais: inserção de DIU e implantes subdérmicos, administração de anticoncepcionais injetáveis e hormonais orais, assim como métodos de barreira.
e) Prevenção do câncer ginecológico e mamário: exame clínico, colposcópico e avaliação de exame mamográfico.
Pronto Socorro: Avaliação do trabalho de parto, inclusive prematuro. Avaliação e propedêutica de idade gestacional e vitalidade fetal. Diagnóstico do trabalho de parto para internação hospitalar. Atendimento às urgências Obstétricas. Atendimento de abortamento. Avaliação de intercorrências clínicas na gestação que demandam consultas em Pronto Socorro. Atendimento de distúrbios puerperais tardios.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Ginecologia e Obstetrícia. Serão oferecidos 10 (dez) vagas de residência, primeiro ano, com 05 (cinco) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 05 (cinco) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.
Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como : IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Conceptus - Unidade de Ultrassonografia e Medicina Fetal, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

 

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 01 de Fevereiro de 1999. Atualmente são oferecidas anualmente 08(oito) vagas de R1 , com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 04 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:
- AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo

Objetivo Geral
Capacitar o médico residente a formação de especialista em Ortopedia e Traumatologia no âmbito clínico e cirúrgico, desenvolvendo as habilidades teóricas-práticas. Capacitação dentro de suas sub-especialidades, habilitando-os para o diagnóstico e tratamento das principais patologias e desenvolver seu potencial como pesquisador.


Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Ortopedia e Traumatologia. Serão oferecidos 08(oito) vagas de R1 , com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 04 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como: AACD -Associação de Assistência à Criança Deficiente, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.

PEDIATRIA

O Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 31 de março de 1994. Atualmente são oferecidas anualmente 08 vagas de R1 , com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 04 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério. Os cenários de práticas hospitalares são:
- Hospital Infantil Darcy Vargas
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
- Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
- Instituto de Infectologia Emílio Ribas
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- UNISA – Universidade de Santo Amaro
- Unidades Básica de Saúde – AMA/UBS Vila Prel Antonio Bernardes de Oliveira
- Centro de Atenção Psicossocial – CAPS InfantoJuvenil II Campo Limpo
- Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo

Objetivo Geral
Desenvolver conhecimentos teóricos e habilidades práticas em pediatria, com visão integral. Desenvolver capacidade de exercer trabalho em equipe, e adquirir competência para liderar a equipe multidisciplinar caso seja necessário. Desenvolver pesquisa na área de pediatria, desenvolvendo projetos de interesse ao hospital e comunidade que a cerca.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Pediatria. Serão oferecidos 08(oito) vagas de R1 , com 04 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 04 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde.

Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como: Hospital Infantil Darcy Vargas, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, UNISA – Universidade de Santo Amaro, Unidades Básica de Saúde – AMA/UBS Vila Prel Antonio Bernardes de Oliveira , Centro de Atenção Psicossocial – CAPS InfantoJuvenil II Campo Limpo, Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.


PSIQUIATRIA

São oferecidas anualmente 04 (quatro) vagas de R1 , com 03 (três) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 01 (uma) bolsa paga pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
- Centro de Atenção Psicossocial -CAPS Adulto III Largo 13
- Centro de Atenção Psicossocial -CAPS AD III Campo Limpo
- Centro de Atenção Psicossocial -CAPS Infantojuvenil II Campo Limpo

Objetivo Geral
Capacitar o médico residente a reconhecer e tratar as principais patologias psiquiátricas, utilizando-se de abordagens biológicas, psicoterapêuticas, psicoterapias e psicossociais. Habilitar o médico residente a desenvolver seu potencial como pesquisador. Formar o médico residente e inseri-lo integralmente no programa de atenção a Saúde Mental na rede integrada de saúde.
R1 - Ênfase no indivíduo, conhecer a semiologia e psicopatologia dos principais transtornos mentais. Saber entrevistar e diagnosticar no contexto de enfermaria, emergência e ambulatorialmente. Propor planejamento terapêutico singular. conhecer psicofarmacologia e início de atendimento psicológico.
R2 - Ênfase no coletivo, social, conhecer a dinâmica dos trabalhos grupais e operativos . Atuar no CAPS e no trabalho de habilitação psicossocial. Atuar no trabalho de emergência psiquiátrica. Atuar nas diversas clinicas por meio de interconsulta psiquiátrica. Atendimento familiar, grupal e institucional.
R3 Ênfase na especialização, pesquisa e ensino. Aprimoramento em área de interesse específico. Auxiliar no ensino e organização do trabalho didático. Iniciação científica. Projeto de Pesquisa. Trabalho de conclusão de curso, monografia.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Psiquiatria. Serão oferecidos 04 (quatro) vagas de R1 , com 03 (três) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 01 (uma) bolsa paga pelo Ministério.
Carga Horária
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

Concepção do Programa

Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como:
- Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) - AMITI- ambulatório dos transtornos do impulso, avaliação diagnóstica, tratamento farmacológico e acompanhamento ambulatorial. NUFOR - Psiquiatria Forense - avaliação diagnóstica. PROTER - Programa de Terceira Idade - psicogeriatria - avaliação diagnóstica e tratamento na enfermaria e ambulatório., Centro de Atenção Psicossocial -
-CAPS Adulto III Largo 13 Centro de Atenção Psicossocial Adulto. Avaliação Diagnóstica, Terapia Farmacológica, Psicoterapia Individual, Psicoterapia de grupo e familiar.
- CAPS INFANTIL - Centro de Atenção Psicossocial Infantil II - avaliação diagnóstica, terapia farmacológica, psicoterapia individual, grupo e família.
-CAPS AD III - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III - avaliação diagnóstica , terapia farmacológica, psicoterapia individual, grupo e família, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

Distribuição das atividades ao longo dos 3 anos de Residência Os 4 residentes de cada ano rodiziam em diferentes cenários de prática a cada 3 meses;
Em todos os anos, e em todos os rodízios, os residentes desenvolvem atividades práticas e teóricas sob supervisão; Os residentes recebem a formação teórica e prática no HMCL e no CAPS Largo 13 durante o primeiro ano e em parte do segundo ano do programa. Em parte do segundo, e durante o terceiro ano, seguem no cenário de prática do HMFMPR, e, recebem também, a formação referentes às sub-especialidades psiquiátricas no CAPS IJ Campo Limpo, Grupo de bebês UNIFESP, CAPS AD Campo Limpo, PROATA UNIFESP, PEP UNIFESP, NUFOR USP, PROTER USP e PROSSEX USP. No terceiro ano é autorizado ao residente a realização de estágio externo com duração de 30 dias, conforme Regimento Interno da COREME do HMFMPR.
Primeiro ano da Residência- Os Residentes do primeiro ano desenvolvem as atividades práticas nos cenários de prática do HMFMPR (Enfermaria, Pronto-Socorro e Ambulatório de Egressos de Internação) e teóricas no CAPS Largo 13 de Santo Amaro Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. As atividades teóricas da grade do Primeiro Ano são: Psicopatologia 1; Psicopatologia 2; Pensamento clínico, lógica e ciência; Psicofarmacologia; Interconsultas; Psiquiatria comunitária; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Psiquiatria clínica; Psicoterapias; Psicoterapias e outras formas de intervenções grupais; Ética (via Escola Municipal de Saúde); Metodologia científica (via Escola Municipal de Saúde).
Segundo ano da Residência - Os Residentes do segundo ano desenvolvem as atividades práticas nos cenários do HMFMPR (Enfermaria, Pronto-Socorro e Ambulatório de Egressos e de TDAH), CAPS Adulto Largo 13, Ambulatório de Transtornos Alimentares UNIFESP, ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico UNIFESP, ambulatório de Transtorno do Controle de Impulsos IPQFMUSP. Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. É obrigatória a elaboração e a apresentação em congresso científico de artigo produzido no segundo ano. As atividades teóricas da grade do segundo ano são: Psicopatologia I; Treinamento em psicopatologia; Interconsultas; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Curso de desenvolvimento da subjetividade e noções sobre dinâmicas da parentalidade; Produção de artigo científico; Atividades teóricas desenvolvidas no CAPS a depender da demanda da clínica.
Terceiro ano da Residência - Os Residentes do terceiro ano desenvolvem as atividades práticas na Enfermaria do HMCL, no CAPS IJ Campo Limpo, no CAPS AD Campo Limpo, no Ambulatório de Psicogeriatria e na Enfermaria do PROTER/IPQFMUSP, no Núcleo de Psiquiatria Forense do IPQFMUSP, no PROSSEX FMUSP, e se desejar é facultativo ao Residente a realização de um mês de estágio Optativo externo. Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. É obrigatória a elaboração e a apresentação do TCC com avaliação por banca externa e nota superior a 70 para a conclusão do Programa e obtenção do título de Especialista. As atividades teóricas da grade do terceiro ano são: Programa teórico do NUFOR; Programa teórico do PROTER; Programa teórico do CAPS IJ; Programa teórico do CAPS AD; Produção do Trabalho de Conclusão de Curso; Treinamento em psicopatologia; Interconsultas; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Atividades teóricas desenvolvidas nos CAPS a depender da demanda da clínica

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.

NEONATOLOGIA

São oferecidas anualmente 02 (duas) vagas, com bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS
Objetivo Geral
A Residência Médica de Neonatologia tem como objetivos, a formação de um profissional altamente capacitado em: • Atenção integral ao recém-nascido contemplando os três níveis de assistência: Primário, Secundário, Terciário; • Participação e supervisão na assistência e ensino de residentes de pediatria; • Desenvolvimento de projetos de Pesquisa a serem realizados na Unidade Neonatal sob orientação dos professores da Pediatria Neonatal.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Neonatologia. Serão oferecidos 02 (duas) vagas com bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS.
Carga Horária
8640 horas divididas em dois anos, sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em dois anos, divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.
Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e instituições parceiras de serviços especializados, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.
Ao final do primeiro ano de residência de neonatologia o médico residente deverá estar apto a: Identificar o recém nascido de baixo e de alto risco; Realizar o atendimento e a manobras de reanimação neonatal no momento do nascimento de RN de baixo risco e de alto risco segundo as normas de Reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria; Identificar os RN que podem ser encaminhados para alojamento conjunto e os que necessitam de cuidados intermediários e intensivos; Realizar a evolução e prescrição de RN de baixo e alto risco conforme suas peculiaridades; Participar de grupo multidisciplinar de orientação aos pais de RN de baixa e média complexidade; Transporte de RN intrahospitalar; Conhecer o Banco de Leite Humano e saber prescrever o leite humano de acordo com a necessidade de cada RN; Realizar atendimento ambulatorial dos RN de baixa e média complexidade, que receberam alta hospitalar; Realizar entubações eletivas, cateterizações de veia e artéria umbilical, passagem de dreno torácico, punção supra púbica e de liquor cefalorraquidiano, exsanguíneotrasfusão.
Ao final do segundo ano de residência de neonatologia o médico residente deverá estar apto a: Realizar o atendimento e a manobras de reanimação neonatal no momento do nascimento de RN asfixiado grave ou prematuro extremo, segundo as normas de Reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, incluindo entubação de urgência, cateterização de coto umbilical e drenagem torácica; Realizar evolução e prescrição dos RN internados em UTI neonatal, indicando e realizando a ventilação mecânica; Propor uma intervenção nutricional, com prescrição de nutrição enteral e parenteral; Transporte externo de RN gravemente enfermo em ventilação mecânica; Participar de grupos de pais de RN internados em UTI; Supervisionar e orientar os residentes de pediatria; Reconhecer situações em que seja necessário discutir a introdução de cuidados paliativos e terminais; Reconhecer situações que envolvam dilemas éticos e participar da condução dos mesmos; Reconhecer situações em que seja necessário consulta aos superiores diretos;
Reconhecer situações em que seja necessário consulta ao Comitê de Ética da Instituição; Reconhecer situações que requeiram comunicação ao Serviço Social, ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância. Realizar atendimento ambulatorial dos RN de alto risco, que receberam alta hospitalar; Realizar um projeto de pesquisa; Analisar criticamente artigos científicos

Avisos Importantes
O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.