Secretaria Municipal da Saúde

Programa de Ortopedia e Traumatologia

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, iniciou em 1 de fevereiro de 1999. Atualmente são oferecidas anualmente 8 (oito) vagas de R1, com 4 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 4 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:

  • AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente
  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo

 

OBJETIVO GERAL

Capacitar o médico residente a formação de especialista em Ortopedia e Traumatologia no âmbito clínico e cirúrgico, desenvolvendo as habilidades teóricas-práticas. Capacitação dentro de suas subespecialidades, habilitando-os para o diagnóstico e tratamento das principais patologias e desenvolver seu potencial como pesquisador.

 

PÚBLICO ALVO

Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Ortopedia e Traumatologia. Serão oferecidos 8 (oito) vagas de R1, com 4 (quatro) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 4 (quatro) bolsas pagas pelo Ministério da Saúde.

 

CARGA HORÁRIA

8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.

 

PERÍODO

O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

 

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais. As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como: AACD -Associação de Assistência à Criança Deficiente, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Unidade de Pronto Atendimento UPA Campo Limpo, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

 

AVISOS IMPORTANTES

O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.

Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.

A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.

Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da instituição, será aplicada ao médico residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.