Secretaria Municipal da Saúde

Programa de Psiquiatria

PSIQUIATRIA

São oferecidas anualmente 4 (quatro) vagas de R1, com 3 (três) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 1 (uma) bolsa paga pelo Ministério da Saúde. Os cenários de práticas hospitalares são:

  • Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
  • Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Adulto III Largo 13
  • Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD III Campo Limpo
  • Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Infantojuvenil II Campo Limpo

 

OBJETIVO GERAL

Capacitar o médico residente a reconhecer e tratar as principais patologias psiquiátricas, utilizando-se de abordagens biológicas, psicoterapêuticas, psicoterapias e psicossociais. Habilitar o médico residente a desenvolver seu potencial como pesquisador. Formar o médico residente e inseri-lo integralmente no programa de atenção à Saúde Mental na rede integrada de saúde.

  • R1 - Ênfase no indivíduo, conhecer a semiologia e psicopatologia dos principais transtornos mentais. Saber entrevistar e diagnosticar no contexto de enfermaria, emergência e ambulatorialmente. Propor planejamento terapêutico singular. conhecer psicofarmacologia e início de atendimento psicológico.
  • R2 - Ênfase no coletivo, social, conhecer a dinâmica dos trabalhos grupais e operativos. Atuar no CAPS e no trabalho de habilitação psicossocial. Atuar no trabalho de emergência psiquiátrica. Atuar nas diversas clinicas por meio de interconsulta psiquiátrica. Atendimento familiar, grupal e institucional.
  • R3 - Ênfase na especialização, pesquisa e ensino. Aprimoramento em área de interesse específico. Auxiliar no ensino e organização do trabalho didático. Iniciação científica. Projeto de Pesquisa. Trabalho de conclusão de curso, monografia.

 

PÚBLICO ALVO

Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Psiquiatria. Serão oferecidos 4 (quatro) vagas de R1, com 3 (três) bolsas de residência pagas pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS e 1 (uma) bolsa paga pelo Ministério.

 

CARGA HORÁRIA

8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.

 

PERÍODO

O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.

 

CONCEPÇÃO DO PRAGRAMA

Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos, compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais. As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha e os residentes também estagiarão em instituições parceiras de serviços especializados, como:

  • Unidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
  • AMITI - ambulatório dos transtornos do impulso, avaliação diagnóstica, tratamento farmacológico e acompanhamento ambulatorial.
  • NUFOR - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense - avaliação diagnóstica.
  • PROTER - Programa de Terceira Idade – psicogeriatria - avaliação diagnóstica e tratamento na enfermaria e ambulatório.

 

Centro de Atenção Psicossocial

  • CAPS Adulto III Largo 13 Centro de Atenção Psicossocial Adulto. Avaliação Diagnóstica, Terapia Farmacológica, Psicoterapia Individual, Psicoterapia de grupo e familiar.
  • CAPS INFANTIL - Centro de Atenção Psicossocial Infantil II - avaliação diagnóstica, terapia farmacológica, psicoterapia individual, grupo e família.
  • CAPS AD III - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III - avaliação diagnóstica, terapia farmacológica, psicoterapia individual, grupo e família, possibilitando ampliação dos campos de aprendizado para o aperfeiçoamento do médico residente.

 

Distribuição das atividades ao longo dos 3 anos de Residência

Os 4 residentes de cada ano rodiziam em diferentes cenários de prática a cada 3 meses; em todos os anos, e em todos os rodízios, os residentes desenvolvem atividades práticas e teóricas sob supervisão; os residentes recebem a formação teórica e prática no HMCL e no CAPS Largo 13 durante o primeiro ano e em parte do segundo ano do programa. Em parte do segundo, e durante o terceiro ano, seguem no cenário de prática do HMFMPR e recebem também, a formação referente às subespecialidades psiquiátricas no CAPS IJ Campo Limpo, Grupo de Bebês UNIFESP, CAPS AD Campo Limpo, PROATA UNIFESP, PEP UNIFESP, NUFOR USP, PROTER USP e PROSSEX USP. No terceiro ano é autorizado ao residente a realização de estágio externo com duração de 30 dias, conforme Regimento Interno da COREME do HMFMPR.

Primeiro ano da Residência - Os Residentes do primeiro ano desenvolvem as atividades práticas nos cenários de prática do HMFMPR (Enfermaria, Pronto-Socorro e Ambulatório de Egressos de Internação) e teóricas no CAPS Largo 13 de Santo Amaro Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. As atividades teóricas da grade do Primeiro Ano são: Psicopatologia 1; Psicopatologia 2; Pensamento clínico, lógica e ciência; Psicofarmacologia; Interconsultas; Psiquiatria comunitária; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Psiquiatria clínica; Psicoterapias; Psicoterapias e outras formas de intervenções grupais; Ética (via Escola Municipal de Saúde); Metodologia científica (via Escola Municipal de Saúde).

Segundo ano da Residência - Os Residentes do segundo ano desenvolvem as atividades práticas nos cenários do HMFMPR (Enfermaria, Pronto-Socorro e Ambulatório de Egressos e de TDAH), CAPS Adulto Largo 13, Ambulatório de Transtornos Alimentares UNIFESP, ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico UNIFESP, ambulatório de Transtorno do Controle de Impulsos IPQFMUSP. Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. É obrigatória a elaboração e a apresentação em congresso científico de artigo produzido no segundo ano. As atividades teóricas da grade do segundo ano são: Psicopatologia I; Treinamento em psicopatologia; Interconsultas; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Curso de desenvolvimento da subjetividade e noções sobre dinâmicas da parentalidade; Produção de artigo científico; Atividades teóricas desenvolvidas no CAPS a depender da demanda da clínica.

Terceiro ano da Residência - Os Residentes do terceiro ano desenvolvem as atividades práticas na Enfermaria do HMCL, no CAPS IJ Campo Limpo, no CAPS AD Campo Limpo, no Ambulatório de Psicogeriatria e na Enfermaria do PROTER/IPQFMUSP, no Núcleo de Psiquiatria Forense do IPQFMUSP, no PROSSEX FMUSP, e se desejar é facultativo ao Residente a realização de um mês de estágio Optativo externo. Ao longo de cada dia intercalam atividades teóricas com atividades assistenciais. É obrigatória a elaboração e a apresentação do TCC com avaliação por banca externa e nota superior a 70 para a conclusão do Programa e obtenção do título de Especialista. As atividades teóricas da grade do terceiro ano são: Programa teórico do NUFOR; Programa teórico do PROTER; Programa teórico do CAPS IJ; Programa teórico do CAPS AD; Produção do Trabalho de Conclusão de Curso; Treinamento em psicopatologia; Interconsultas; Clube de Revista; Reuniões Clínicas; Atividades teóricas desenvolvidas nos CAPS a depender da demanda da clínica

 

AVISOS IMPORTANTES

O programa de residência médica exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.

Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive por mudanças no programa pedagógico.

A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.