Secretaria Municipal da Saúde

COMISSÃO MUNICIPAL DE RESIDÊNCIAS EM SAUDE

Sendo o setor responsável pela coordenação das Residências em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde a DE está vinculada à Escola Municipal de Saúde e é também responsável pela gestão dos programas de residência em saúde junto às coordenações e supervisões locais, sendo essas: médica, área profissional e multiprofissional, e atua em conformidade com a Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional-- CNRMS .

As Residências em Saúde do município contam hoje com 12 categorias profissionais, a saber: Medicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional das 15 reconhecidas pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo, o aprimoramento profissional nas diversas linhas de cuidado e redes de atenção à saúde da população.

São 4 programas de residência multiprofissionais e 4 programas em área profissional. A residência médica conta com 58 programas tendo suas vagas distribuídas em 32 especialidades.

A fim de executar um trabalho de excelência a Divisão de Ensino realiza reuniões periódicas com a participação dos Coordenadores das COREME e da COREMU para fomentar e desenvolver melhorias no aprimoramento do profissional da saúde que permeiam os espaços da SMS.

  

RESIDÊNCIAS EM SAÚDE:

  

A Divisão de Ensino, baseada no artigo 71 do Decreto Municipal 59.685 é a responsável pela COREMES e COREMU no âmbito do SUS da SMS assim como nos assuntos pertinentes e estudos para a abertura de novas COREME, apoio para a abertura e o fechamento dos PRM, credenciamento e/ou recredenciamento dos PRM, interlocução dos cenários de prática, aumento ou diminuição da oferta das vagas dos PRM de acordo com as demandas da área da saúde, da ocupação das vagas e as diretrizes da gestão, utilizando para isso análise do histórico de aprovados, taxa de ocupação, absentismo e bom uso do dinheiro público.