Secretaria Municipal da Saúde
Início do curso Aprimoramento da Gestão em Vigilância em Saúde
A Coordenação de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal da Saúde por meio da ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE e a Coordenação de Vigilância em Saúde COMUNICAM a realização do CURSO “APRIMORAMENTO DA GESTÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE”, conforme abaixo:
1. OBJETIVO GERAL
Aprimorar os conhecimentos e competências dos profissionais para gerenciamento das unidades de vigilância, ampliando sua capacidade de organizar e gerir o processo de trabalho, e intervir em situações de risco, de vulnerabilidade e de suscetibilidade de grupos populacionais e ambientes.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir os conceitos, os sentidos e finalidades das vigilâncias nos territórios, de acordo com os princípios do SUS e no contexto do pacto pela gestão.
- Analisar a configuração do sistema de vigilância municipal, de acordo com as necessidades de saúde e propor ações coordenadas e integradas na rede de atenção no território.
- Identificar os desafios e propostas para transformar as práticas da vigilância, numa perspectiva de ação integral, articulação intrassetorial e intersetorial e do fortalecimento da participação social.
- Reconhecer e analisar o papel do gestor na Vigilância em Saúde para qualificação do SUS, qualidade dos serviços e aprimoramento da gestão.
- Organizar os processos de trabalho das vigilâncias no campo da saúde.
- Subsidiar os profissionais para utilização de ferramentas gerenciais para organização do processo de trabalho considerando as dimensões político-gerencial e a técnico-sanitária.
- Conhecer os sistemas de informação para tomada de decisão e planejamento local.
- Articular a gestão de pessoas com a formulação e implementação de estratégias organizacionais.
- Identificar e analisar ferramentas para a gestão de pessoas nas Supervisões de Vigilância em Saúde.
- Sistematizar o conhecimento sobre gestão em vigilância em saúde na SMS inserindo-o na prática, considerando as funções e atividades dos gestores no SUS.
- Conhecer e aplicar os procedimentos jurídicos e disciplinares nas relações de trabalho.
- Identificar, analisar e gerir os conflitos.
- Identificar e aplicar os fundamentos do Direito Sanitário
- Elaborar projeto de intervenção gerencial.
3. PROGRAMAÇÃO
O Curso será desenvolvido em 10 módulos. Cada módulo do curso compreenderá Seminários Temáticos, Oficinas Temáticas, Oficinas Integradoras Regionais, Educação a Distância - EAD e Plano de Intervenção Gerencial.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Gestão em Saúde: o contexto atual da Organização Pública
- Perspectiva crítica da gestão organizacional;
- Clima organizacional no serviço público.
- Contextualização do SUS.
- A criação da COVISA
- Desafios na saúde e vigilância no Município de São Paulo.
- Papel do gestor; competências gerenciais, saber técnico x saber gerencial.
Módulo II - Planejamento em Saúde
- Sistemas de planejamento do SUS; instrumentos, espaços, instâncias de pactuação.
- Conceitos, métodos, ferramentas de planejamento.
- Planejamento Estratégico Situacional.
Módulo III – Determinantes sociais da saúde
- Território.
- Riscos e vulnerabilidades sociais.
- Regionalização.
- Comunicação, educação e mobilização social.
Módulo IV – Sistemas de informação como ferramenta de gestão
- Conceitos.
- Principais sub-sistemas de informação em saúde: objetivos, estruturação e funcionamento sistemas: SIM, SINASC, SINAN, SIH, SAI, SI-PNI
- Gestão dos dados: bioestatística, planejamento, ações e resultados.
Módulo V- Vigilâncias no campo da saúde e o Sistema Único de Saúde:
- Conceitos fundamentais.
- Diferentes significados do termo vigilância.
- Enfoque e operacionalização do conceito de risco e finalidades.
- Arquitetura organizacional no campo das vigilâncias: integralidade, interdisciplinaridade, intrasetorialidade e intersetorialidade.
- O papel da Vigilância em Saúde na Rede de Atenção à Saúde – RAS.
Módulo VI – Gestão Específica em Vigilância em Saúde
- Direito sanitário.
- Gestão de processos.
- Monitoramento e avaliação.
Módulo VII– Financiamento das ações de vigilância em saúde.
- Financiamento do SUS
- Compras e contratações públicas.
- Gestão de recursos materiais.
Módulo VIII – Gestão estratégica de pessoas
- Gestão de ambientes com diferentes tipos de relação de trabalho.
- Aspectos legais e disciplinares nas relações de trabalho.
- Aspectos éticos: conceito de dano, assédio moral, promoção da equidade.
- Desenvolvimento de equipes orientadas para resultados.
Módulo IX – Processos de Trabalho
- Equipe multiprofissional
- Liderança
- Inovação e criatividade
- Motivação, reconhecimento e sentido do trabalho.
- Administração de conflitos; Conflito: antecedentes, identificação e processo de gestão.
- Gerenciamento de Crises.
- Ética e responsabilidade.
Módulo X- Organização e Processos de Trabalho e Projeto de Intervenção Gerencial.
- Sujeitos no processo de trabalho
- Meios de trabalho: saberes, trabalho interdisciplinar, tecnologias, empoderamento dos atores e fortalecimento da cidadania.
- Comunicação e intervenção
- Desempenho no trabalho: processos de avaliação.
- Projeto de Intervenção Gerencial.
Encerramento
Apresentação dos Projetos de Intervenção Gerencial e Resultados
4. CARGA HORÁRIA
Carga Horária total: 184 horas.
5. CARGA HORÁRIA E DISTRIBUIÇÃO SEGUNDO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Seminários Temáticos - 44 horas.
Oficinas temáticas – 40 horas
Oficinas Regionais - Plano de Intervenção: 60 horas.
Educação à Distância - EAD: 40 horas.
6. METODOLOGIA ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
O método adotado no Curso será a problematização. Os participantes do curso terão a oportunidade de identificar e problematizar as fragilidades, fortalezas e possibilidades de mudanças no seu contexto de trabalho e elaborar e aplicar o Projeto de Intervenção Gerencial.
O Projeto Gerencial será elaborado em grupo constituído por profissionais de cada SUVIS Regional. A elaboração do projeto gerencial será um processo contínuo, a partir dos produtos das atividades presenciais com acompanhamento dos facilitadores de aprendizagem e dos docentes especialistas.
O curso será desenvolvido num modelo pedagógico que compreenderá momentos presenciais e Educação a Distância- EAD. Os momentos presenciais correspondem aos Seminários Temáticos Oficinas Temáticas realizadas após os Seminários e Oficinas Integradoras Regionais para elaboração do Plano de Intervenção. As Oficinas Integradoras Regionais terão o acompanhamento dos Facilitadores de Aprendizagem. Ocorrerão na região das Coordenadorias de Saúde, a partir das orientações específicas dadas e material didático postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem com utilização da plataforma MOODLE.
7. PARTICIPANTES
Profissionais dos níveis médio e universitário do quadro da Saúde do Sistema Municipal de Vigilância em Saúde, que atuam na COVISA, SUVIS Regionais e SUVIS das STS, da Escola Municipal de Saúde e das Escolas Municipais das Regiões de Saúde. Participarão ainda, profissionais que atuam nas SUVIS do quadro Desenvolvimento Urbano, da Assistência e Desenvolvimento Social e quadro da Gestão Pública- Assistente de Gestão e Políticas Públicas - AGPP.
8. NÚMERO DE TURMAS:
Participarão do Curso aproximadamente 270 profissionais e serão formadas 09 turmas regionais com cerca de 30 participantes cada.
9. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
O Seminário de Abertura do Curso será realizado na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentista - Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana
Os demais Seminários Temáticos e Oficinas Temáticas serão realizados na UNINOVE - Vergueiro. As Oficinas Regionais Integradoras serão realizadas nas regiões das Coordenadorias.
10. CRONOGRAMA
Seminários Temáticos - Oficinas Temáticas, EAD e Oficinas Integradoras Regionais.
MÊS | DATAS | MÓDULOS |
---|---|---|
Outubro | 02/10 | Aula Inaugural |
Outubro | 02/10 | I - Gestão em Saúde: o contexto atual da Organização Pública |
Outubro | 19/10 a 23/10 | II - Planejamento da saúde |
Novembro | 9/11 a 19/11 | III - Determinantes sociais da saúde |
Novembro/Dezembro | 30/11 a 04/12 | IV- Sistemas de informação como ferramentas de gestão |
Fevereiro | 15/02 a 19/02 | V- Vigilâncias no campo da saúde e o Sistema Único de Saúde. |
Março | 07/03 a 11/03 | VI - Gestão Específica em Vigilância em Saúde |
Março/Abril | 28/03 a 01/04 | VII - Financiamento das ações de vigilância em saúde. |
Abril | 18/04 a 22/04 | VIII - Gestão estratégica de pessoas |
Maio | 09/05 a 13/05 | IX – Processos de Trabalho |
Maio/Junho | 30/05 a 03/06 | X – Organização dos Processos e Trabalho - Projeto Intervenção gerencial |
Maio/Junho | 27/06 a 01/07 | XI - Encerramento e apresentação dos planos de intervenção gerencial |
Confira a lista de inscritos aqui
11- Avaliação
A avaliação do desempenho do aluno será composta pelo conjunto de atividades relativas a cada módulo, incluindo as etapas da construção do projeto de intervenção gerencial, elaboração e apresentação da versão final do projeto gerencial e frequência (mínimo de 75%), nos momentos presenciais.
O conceito atribuído será satisfatório ou insatisfatório, sendo necessário conceito satisfatório para aprovação no Curso em todos os módulos e no projeto de intervenção gerencial.
Critérios básicos de análise do desempenho: atendimento dos objetivos propostos, domínio do conteúdo em estudo, consistência na organização e interpretação das informações coletadas, e argumentos fundamentados em referenciais teóricos.
A avaliação do Curso será processual buscando identificar as fragilidades e fortalezas do processo de formação. Será aplicado um formulário quantitativo e qualitativo ao final de cada módulo, a fim de verificar a qualidade das atividades desenvolvidas e, consequentemente, a identificação das intervenções necessárias para o aprimoramento do curso.
12. RESULTADOS ESPERADOS
• Desenvolvimento profissional e pessoal.
• Energia e flexibilidade no trabalho.
• Gestão de recursos.
• Liderança.
• Planejamento organizacional.
13. META
Capacitar 80% dos gestores o Sistema Municipal de Vigilância, por meio de aprimoramento em vigilância em saúde.
14. INDICADORES
N◦ de profissionais das SUVIS E COVISA capacitados.
15. CERTIFICAÇÃO
Será fornecido certificado de conclusão para os profissionais, de acordo com os critérios básicos definidos e frequência de 75%.
16. RESPONSÁVEIS
Escola Municipal de Saúde - CGP/SMS.
Laura Aparecida Christiano Santucci - Diretora da Escola Municipal de Saúde.
Ester Finguerut Serff – Divisão de Educação-EMS.
Fátima Madalena de Campos Lico – Divisão de Educação – EM S.
Decio Trotta. –Núcleo EAD/EMS
Escolas Regionais de Saúde
COVISA:
Maria Tereza Garrafa- Coordenadora Gestão de Pessoas.
Maria Angélica Crevelim.
17. COORDENADORES DO CURSO
Fátima Madalena de Campos Lico – Divisão de Educação EMS.
Maria Angélica Crevelim - COVISA
18. COORDENAÇÃO
Escola Municipal de Saúde - EMS/ CGP/SMS.
Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA/SMS
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk