Secretaria Municipal da Saúde
Curso “Implantação da Linha de Cuidados para Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência – Fortalecendo a Rede de Cuidados”
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde Norte, Centro, Oeste, Lestee Sudeste, a ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE da Coordenação de Gestão de Pessoas COMUNICAM a realização do Curso “Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência – Fortalecendo a Rede de Cuidados”.
1. OBJETIVO GERAL:
Potencializar e qualificar as Redes de Cuidado e de Proteção existentes no território, através de ações que contribuam para o fortalecimento da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Disponibilizar informações, conhecimentos e tecnologias para qualificar o cuidado das pessoas em situação de violência.
2. Reforçar o trabalho das equipes multiprofissionais, e estimular a articulação com outros serviços e setores da Rede de Atenção da Saúde e da Rede de Proteção Social nos territórios.
3. Desenvolver metodologia para formulação de Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Projeto Saúde no Território (PST).
4. Estimular a organização de grupos de reflexão e de rodas de conversa para pessoas em situação de violência com interesses comuns (superação da violência de gênero, étnico racial, sexual, contra crianças, idosos e ofensores, dentre outros).
5. Ampliar a escuta qualificada dos profissionais de saúde em identificar e atender as pessoas em situação de violência.
6. Estimular o uso de ferramentas e tecnologias voltadas para o fortalecimento de uma cultura de paz: mediação de conflitos, comunicação não-violenta e metodologias dialógicas.
7. Desenvolver metodologias para avaliação e monitoramento do trabalho desenvolvido pelos NPV.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Linha de Cuidado de Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência.
- Clínica Ampliada.
- Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Equipe Multiprofissional.
- Tecnologias de Cultura de Paz (Círculo Restaurativo, Comunicação Não Violenta, Escuta Empática).
- Fluxos de atendimento à pessoa em situação de violência.
- Vigilância.
- Rede intra e Intersetorial.
- Avaliação do processo de implantação da Linha Cuidado e propostas para fortalecimento.
4. CARGA HORÁRIA:
A carga horária do Curso é de 52 horas.
5. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
O curso será estruturado a partir da combinação de ofertas teóricas, discussão de casos e práticas de intervenção, rodas de debates, plenárias que estimulem a reflexão e a troca de experiências entre os profissionais. Esse campo aberto ao diálogo e a elaboração das eventuais divergências favorece a compreensão e a integração de novos conceitos e paradigmas, que possam contribuir para o processo de cuidado integral às pessoas em situação de violência nos territórios.
As ações a serem desenvolvidas englobam desde a busca de novos dados e informações para contribuir na análise da situação, até a elaboração de um projeto de intervenção, envolvendo vários atores, e que modifique a situação, através do Projeto Terapêutico Singular – PTS e Projeto de Saúde do Território.
6. PARTICIPANTES:
O curso é destinado aos profissionais do quadro da Secretaria Municipal da Saúde, que atuam nos diversos serviços de saúde, e demais profissionais da rede de cuidados de atenção integral às pessoas em situação de violência.
7. INSCRIÇÃO:
Período de Inscrição: 9 de março a 24 de março de 2017, pelo link FormSUS, com os Interlocutores de Atenção à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde.
8. CRONOGRAMA:
Início: 03 de abril de 2017
Término: fevereiro de 2018
9. LOCAL:
Os encontros presenciais serão realizados nas Supervisões Técnicas de Saúde - STS, das Coordenadorias de Saúde Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste.
10. VAGAS:
Serão disponibilizadas 60 vagas por turma, totalizando 20 turmas.
11. AVALIAÇÃO:
A avaliação dos participantes será por meio de apresentação do relatório do processo de aprendizagem.
12. CERTIFICADO:
Para certificação os participantes deverão apresentar relatório do processo de aprendizagem e frequência de 75% no curso.
13. RESPONSÁVEIS:
Escolas Municipais de Saúde Regionais das Coordenadorias de Saúde Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste.
Interlocutores de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência das Coordenadorias Regionais de Saúde–CRS e das Supervisões Técnicas de Saúde – STS, das CRS Norte, Centro, Oeste, Leste e Sudeste e profissionais das Supervisões de Vigilância em Saúde– SUVIS das STS.
14. COORDENAÇÃO:
Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência - Coordenação da Atenção Básica – SMS
Escola Municipal de Saúde – EMS/SMS