Secretaria Municipal da Saúde
Residência Integrada em Ginecologia e Obstetrícia da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo
Objetivo Geral
Formar médicos especialistas em Ginecologia-Obstetrícia capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde feminina da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em Ginecologia e Obstetrícia. Serão oferecidos 12 vagas de residência, primeiro ano, pagas pelo Ministério da Saúde.
Carga Horário
8640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais.
Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais.
Supervisão do Programa
Prof. Dr. José Francisco Rinaldi é médico concursado da Prefeitura de São Paulo, com residência médica em Cirurgia Geral e Ginecologia Obstetrícia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e com título de especialista Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia atuando como Primeiro Assistente. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde atua como Professor Instrutor ministrando aulas para alunos da graduação. Médico da Comunidade Europeia com revalidação do título de em 2007 em Cagliari (SA) – Itália.
Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre a Escola Municipal de Saúde, destinado a atividades teóricas, pesquisa e supervisão, Hospital Municipal Jaçanã e Hospital Valdomiro de Paula que dispõe de leitos de enfermaria, pronto socorro e inter consulta; Unidade Básica de Saúde, CSE Barra Funda – Alexandre Vranjac com foco na atenção primária as pacientes da rede publica.
Os residentes também serão inseridos em instituições parceiras de serviços especializados em mastologia, oncologia,endocrinologia,videolaparoscopia possibilitando ampliação dos campos de aprendizagem para o aperfeiçoamento do residente. Atualmente as atividades práticas são desenvolvidas no primeiro ano de residência majoritariamente no Hospital do Jaçanã. No segundo e terceiro ano de residência as atividades práticas são desenvolvidas majoritariamente nos Hospitais do Jaçanã e Valdomiro de Paula e cenários de subespecialidades nos Hospitais AC Camargo, Hospital Municipal Dr Arthur Ribeiro Saboya e Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha.
O programa compreende também Reuniões de Corpo Clínico semanais com apresentação de seminários e artigos científicos pelos residentes bem como aulas de professores convidados, contribuindo para o desenvolvimento de atividades teóricas e pesquisa.
Avisos Importantes
O programa de residência integrada pode exigir deslocamentos no município inclusive no mesmo dia em que o residente deverá estar presente no período da manhã e em outro no período da tarde ou da noite.
O programa exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais estaduais e nacionais.
Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas inclusive mudanças no programa pedagógico deste modelo inovador de residência médica.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da 8 COREME será aplicada ao residente punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.
O modelo de residência integrada (rede) prevê a formação de um G-O que além da excelência técnica específica deverá também compreender o funcionamento da Rede de Atenção primaria da mulher da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Um dos objetivos da residência é preparar o profissional para atuar em qualquer equipamento da Rede de Atenção a saúde da mulher e para isso o residente participará de atividades com profissionais de diversos campos (Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Educação Física entre outros). O trabalho em equipe é fundamental para melhor atendimento as pacientes da rede pública.