Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 9 de Maio de 2025 | Horário: 13:37
Compartilhe:

Hospitais municipais são certificados internacionalmente por excelência no atendimento a pacientes com AVC

Premiação reconheceu as unidades após avaliar indicativos de diagnóstico e tratamento no tempo porta-agulha
A imagem mostra um grupo de pessoas em um auditório, posicionadas para uma foto oficial. As pessoas estão distribuídas em duas fileiras. Na fileira frontal, todos estão em pé, alguns seguram certificados ou diplomas, indicando que participaram ou foram reconhecidos por algo específico no evento. Há uma diversidade aparente em termos de idade, estilo e trajes das pessoas presentes. À esquerda, há um homem jovem, pele clara, cabelo curto castanho escuro, vestindo uma camisa xadrez e calça jeans, segurando um certificado. Ao lado dele está uma mulher madura, pele clara, cabelo loiro liso médio, vestindo blazer branco e calça escura. Próximo, há uma mulher de cabelo castanho escuro e ondulado, pele clara, camiseta preta e jeans, usando crachá de identificação. Ao centro, uma mulher com vestido roxo vibrante, cabelo curto preto e pele morena clara, segura um envelope pardo nas mãos. Uma mulher ao lado dela usa blusa cinza listrada e colete cinza, tem cabelo castanho curto e pele clara. Um homem mais velho ao centro, pele clara, cabelo branco curto, usa terno cinza claro. Um homem mais alto e magro, pele clara, cabelo curto castanho claro, veste um terno azul escuro e camisa branca, segurando um documento. Há ainda uma mulher jovem, de vestido vermelho vibrante, cabelo loiro médio e pele clara, sorrindo enquanto segura um certificado. Outra mulher mais idosa, cabelo curto branco, pele clara, veste casaco claro e cachecol rosa claro. Na fileira de trás, há um grupo diverso de homens e mulheres com roupas mais formais, a maioria com trajes em tons escuros. Eles estão posicionados em um degrau mais elevado, o que possibilita a visibilidade de seus rostos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Secretaria-Executiva de Atenção Hospitalar (Seah), conquistou na útlima quarta-feira (7), quatro hospitais da rede municipal com os selos de qualidade Diamond, Platinum e Gold do EMS Angels Awards. O reconhecimento é resultado da iniciativa Angels, em parceria com um painel internacional de especialistas em emergências médicas, e reconhece instituições que se destacam no diagnóstico e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Validada pela World Stroke Organization (WSO) e pela European Stroke Organization (ESO), essa certificação é concedida a hospitais que alcançam indicadores de excelência no atendimento, como a redução do tempo entre a chegada do paciente e o início do tratamento com medicação trombolítica — conhecido como tempo "porta-agulha". Esse processo ágil de identificação dos sintomas, realização de exames e início do tratamento é essencial para diminuir as taxas de mortalidade e de sequelas graves associadas ao AVC. Os critérios de avaliação observam o percentual de pacientes com suspeita de AVC que realizaram exames de imagem em tempo hábil e o número de atendimentos com tempo porta-agulha inferior a 60 ou 45 minutos.

No total, 25 hospitais brasileiros receberam certificações no trimestre avaliado, sendo que os quatro da rede municipal de São Paulo representam 16% do total de unidades reconhecidas em todo o país.

A avaliação de hospitais é realizada trimestralmente com base nos dados enviados pelas unidades participantes. A entrega dos selos neste mês de maio se refere ao desempenho registrado no 4º trimestre de 2024.

O secretário-adjunto municipal da Saúde, Maurício Serpa, falou sobre a importância do engajamento das equipes no contexto de urgência e emergência. “Hoje, contamos com 16 hospitais preparados para atender pacientes com AVC, todos equipados com o sistema de telestroke, que oferece suporte aos profissionais na linha de frente, garantindo um atendimento de excelência. Foram quatro hospitais municipais certificados nessa etapa, e esse reconhecimento é fruto de um esforço coletivo, resultado da integração entre o município e o estado. Isso é política pública efetiva: construir uma linha de cuidado sólida, capaz de gerar impactos reais na vida das pessoas.” O investimento municipal no tratamento do AVC, em medicamentos trombolíticos, beneficiou 153 pacientes.

Hospitais reconhecidos na capital paulista 
•    Hospital Municipal Prof. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo) – Selo Diamond
•    Hospital Municipal Josanias Castanha Braga (Parelheiros) – Selo Gold
•    Hospital Municipal São Luiz Gonzaga – Selo Gold
•    Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) – Selo Platinum

collections
Galeria de imagens