Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 15 de Abril de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Hospital Municipal da Brasilândia atinge o marco de 2.000 cirurgias ortopédicas

Procedimentos cirúrgicos são realizados em pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões de São Paulo
A imagem mostra uma equipe médica realizando um procedimento cirúrgico em um ambiente hospitalar. Três profissionais da saúde, vestidos com roupas cirúrgicas esterilizadas de cor azul e toucas descartáveis, estão concentrados na realização da cirurgia. Eles utilizam luvas e máscaras, seguindo os protocolos de segurança e higiene. Ao fundo, é possível ver equipamentos médicos, como monitores e uma mesa com instrumentos cirúrgicos. A cena representa um momento de cuidado e precisão, evidenciando o trabalho conjunto da equipe de saúde no centro cirúrgico

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, alcançou um marco significativo ao realizar sua 2.000ª cirurgia ortopédica eletiva. O serviço, inaugurado em janeiro de 2024, já atendeu mais de oito mil pessoas e realizou cirurgias de ombro, cotovelo, pé e tornozelo em pacientes de todas as regiões de São Paulo, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde via Sistema de Gestão da Atenção à Saúde (Siga).

“É uma enorme satisfação fazer parte de uma gestão que valoriza cada paciente como uma história única e não apenas um número. Alcançar a marca de duas mil cirurgias ortopédicas eletivas representa mais do que um resultado técnico: é a concretização do nosso compromisso com a saúde pública de qualidade”, afirma o diretor técnico do HMB, Frederico Adatihara.

Cirurgia 2.000
Aos 60 anos, Cleonice da Silva, moradora de Guaianazes, enfrentou anos de dores e limitações causadas por um joanete, que a impedia de calçar sapatos fechados e seguir sua rotina normalmente. Em dezembro de 2024, ela foi chamada para atendimento no Ambulatório do HMB. A partir desse momento, encontrou não só a possibilidade de tratar sua condição, mas também um acolhimento humano e profissional que marcou sua jornada. “Fui bem atendida desde o começo, e isso é o que a gente mais precisa quando está doente”, diz, emocionada.

Para o ortopedista Helder Barbosa, iniciativas como as cirurgias eletivas realizadas na unidade mostram que o Sistema Único de Saúde (SUS) faz a diferença na vida do cidadão e transforma histórias. “Com essa ação vemos e fazemos as coisas melhorarem, com as pessoas retomando sua qualidade de vida. Eu me sinto muito orgulhoso”, destaca.

O serviço
O acesso ao ambulatório é feito após avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) e, quando necessário, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal da Brasilândia para consulta com especialista e realização de exames. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com traumatologia disponível em todos os dias úteis, ortopedia às terças, quartas e quintas, cirurgia geral às segundas e quartas, e bucomaxilar às segundas.

A equipe é formada por médicos especialistas, dois enfermeiros assistenciais, quatro técnicos de enfermagem e um técnico de gesso. A infraestrutura conta com cinco consultórios, sala de curativos, sala de eletrocardiograma e é regulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além das cirurgias eletivas ortopédicas, o Hospital Municipal da Brasilândia promoveu, no último ano, ações como o Projeto Endoscopia, que atendeu mais de 11 mil pessoas, e o mutirão de gastrostomia, que beneficiou 33 pacientes institucionalizados do Hospital Cruz Verde.

collections
Galeria de imagens