Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Municipal da Brasilândia participa da Virada Sustentável
Nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) Adib Jatene participa da Virada Sustentável 2024, oferecendo uma programação diversificada e gratuita para toda a comunidade, com o objetivo de promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade. Entre os destaques estão uma exposição imersiva sobre meio ambiente, espaço de moda circular, palestras, doação de mudas de plantas, prática esportiva e até um curso de eletricidade básica.
Carla Ribeiro, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital e uma das responsáveis pela organização da Virada Sustentável no HMB, ressalta a importância do estímulo às ações coletivas e individuais capazes de transformar a cidade e o futuro. “A Virada Sustentável é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fazer a diferença no meio ambiente e na sociedade.”
Criada em 2011, a Virada Sustentável é a maior mobilização para este seguimento no Brasil, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Em 2024, além de São Paulo, participam da programação cidades como Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Fortaleza.
LEIA TAMBÉM: Saúde participa da 14ª Virada Sustentável
Exposição imersiva
Na exposição imersiva preparada pelo Hospital Municipal da Brasilândia, três áreas foram preparadas com o uso de tecnologia para garantir uma experiência imersiva. O tour começa com vídeos que apresentam o impacto ambiental da atividade humana, e termina em um corredor sensorial que “apaga” o olhar com o escuro, trazendo a sensação de estar em meio à floresta; as queimadas também são lembradas, pelo cheiro característico.
Ao sair da experiência imersiva, o visitante passa pelo espaço de moda circular, onde é convidado a escolher até três peças de roupa entre as que estarão expostas no espaço, frutos de doações que passaram por lavanderia e estão em araras à espera de novos donos. a moda circular está na vanguarda da promoção de práticas sustentáveis, na medida que incentiva a doação, a reciclagem e a reutilização. Ao escolher peças que já tiveram um dono anterior, as pessoas estão contribuindo para minimizar o desperdício e a poluição gerada pelos processos industriais tradicionais.
“Aqui unimos a solidariedade com o conceito da moda circular que preconiza a economia de recursos ambientais”, pondera Carla Ribeiro. “Essa ação promove a conscientização sobre o consumo responsável e também gera economia para as famílias fortalecendo nosso vínculo com a comunidade.”
Instituição é reconhecida por iniciativas ambientais
Dentre os hospitais municipais, o Brasilândia é referência em sustentabilidade. Toda a energia usada para os seus 200 chuveiros, por exemplo, é gerada localmente, por meio de 110 placas solares, o que representa uma economia significativa de eletricidade.
Em relação à geração de resíduos, o hospital conseguiu reduzir significativamente o volume ao longo de 2024, passando de 60.039 kg em janeiro para 24.263 kg em setembro, o que representa uma diminuição de 59,57%, evidenciando o sucesso das ações adotadas no controle e descarte dos materiais hospitalares. Além disso, a emissão de dióxido de carbono (CO₂) pela atividade humana foi de 89.811,4 kg no início do ano, para 36.377 kg em setembro.
Pelas suas ações em sustentabilidade, a instituição recebeu Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente em 2024, reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às melhores iniciativas de proteção ambiental e sustentabilidade entre as organizações públicas e privadas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja a programação da Virada Sustentável no Hospital Municipal da Brasilândia:
28 de novembro
10h - abertura do evento
10h30 - abertura da exposição imersiva
10h30 - abertura do espaço de moda circular
11h às 12h - palestra Secretaria Municipal de Meio Ambiente
14h às 15h - palestra Eficiência energética para crianças
15h às 16h - curso Eletricidade básica (jovens e adultos)
16h - encerramento do primeiro dia da Virada com distribuição de mudas
29 de novembro
10h - abertura da exposição imersiva
10h - abertura do espaço de moda circular
10h às 11h - ginástica
12h às 13h - artes marciais
14h às 16h - basquete
15h às 16 - palestra "Alimentação saudável"
16h - encerramento da Virada com distribuição de mudas