Secretaria Municipal da Saúde
Qualidade
Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar
Premiações
-
Eliminação do uso de aparelhos contendo mercúrio – 2007.
Compromisso com o meio ambiente
Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar
O termo acreditar significa “conceder reputação à, tornar digno de confiança”. Neste sentido, um serviço de saúde, ao se tornar acreditado, adquire o status de ser uma instituição que inspira ou merece confiança da sua comunidade. Assim, alinhando-se à diretriz institucional de qualidade assistencial e formação de recursos humanos, em 2001 foi criada a Assessoria de Qualidade e Acreditação Hospitalar, visando implantar projetos de humanização e qualidade e obtenção de certificações hospitalares. Em 2005, acresceu-se a esta Assessoria processos de credenciamento especializado junto ao SUS.
Concedido pela Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer iniciativas da sociedade civil (empresas e organizações sociais) na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos das crianças.
Em 1991 o HMEC, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Escola do Quero-Quero (que atende em São Paulo crianças com dificuldades de aprendizagem ou de coordenação motora), e os escritores Julio Gouveia (in memoriam) e Tatiana Belinky foram os ganhadores do prêmio.
CREMESP - Saúde da Mulher 2002
Em março de 2002 o hospital alcançou o reconhecimento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo com o Prêmio CREMESP Saúde da Mulher por ter se destacado no compromisso com o melhor atendimento à saúde da mulher e com as condições de trabalho dos profissionais envolvidos, tendo como resultado um impacto positivo no atendimento da população feminina.
No final de 2002, após intensivos treinamentos visando à mudança das rotinas assistenciais e da cultura institucional, o HMEC passou por avaliação rigorosa do Ministério da Saúde, obtendo o credenciamento internacionalmente reconhecido de HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, primeiro a obter esse título na rede pública municipal da cidade de São Paulo.
O QUE É A INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA – IHAC?
É um esforço mundial, patrocinado pela OMS e pelo UNICEF, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, mediante a adoção, por todas as unidades de saúde com serviço de maternidade e de assistência ao recém-nascido, dos Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno.
Esta iniciativa vai de encontro à qualidade assistencial, à formação de recursos humanos, à humanização do atendimento.
Esta Maternidade-Escola serve como referência para a cidade como um todo, pois ministra rotineiramente o treinamento de 18 horas MANEJO E PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO, obrigatório para todos os funcionários e que tornou-se curricular para os médicos residentes desde 2001, contribuindo para que os profissionais desta casa façam uma orientação dedicada e primorosa no quesito amamentação e em todos os outros que impliquem na qualidade do atendimento técnico e humano prestado às mulheres e seus bebês. Além disso, esses cursos são abertos para outras instituições de saúde, abrangendo mais de 2.000 profissionais treinados em 35 turmas realizadas.
Os "DEZ PASSOS PARA O ALEITAMENTO MATERNO BEM SUCEDIDO" preconizados pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança constituem-se instrumentos vitais para garantir um bom início de vida para os bebês e uma boa experiência para suas mães.
DEZ PASSOS PARA O INCENTIVO DO ALEITAMENTO MATERNO:
-
Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno que deveria ser rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.
-
Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma
-
Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento
-
Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento
-
Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos
-
Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico
-
Praticar o alojamento conjunto – permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia
-
Encorajar o aleitamento sob livre demanda
-
Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio
-
Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório
O Método Mãe Canguru é um tipo de humanização e assistência Neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.
Após intenso envolvimento dos funcionários da Unidade Neonatal, das diretorias e gerências, a Maternidade foi premiada e reconhecida pela Fundação Orsa, BNDES e Ministério da Saúde pela aplicação integral da Assistência Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso – Método Mãe Canguru, o que inclui a Humanização da Unidade Neonatal, um Alojamento Conjunto especial e um Ambulatório de seguimento aos bebês prematuros.
Em 2004 o HMEC foi habilitado como Centro de Capacitação para a Método Canguru, sendo o único da rede pública do município de São Paulo a ter essa habilitação, tendo capacitado 15 hospitais públicos para a implantação do método, até o momento com seis treinamentos para nível universitário e outros dois para auxiliares de enfermagem.
Em dezembro de 2005 o HMEC participou do evento de entrega do prêmio Top Hospitalar 2005 pela It Mídia e revista Fornecedores Hospitalares. Foram premiadas 119 marcas e 13 categorias especiais.
O HMEVNC concorreu na categoria Maternidade do Ano, com o Hospital e Maternidade Santa Catarina e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
TOP HOSPITALAR - O prêmio é uma realização da It Mídia e revista Fornecedores Hospitalares e tem como objetivo estimular o desenvolvimento do mercado hospitalar brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento do setor, seja ele representado por fornecedores ou prestadores de serviços.
O prêmio TOP HOSPITALAR identifica e valoriza as marcas que investem constantemente em qualidade e melhoria da gestão.
Na categoria Maternidade do Ano os critérios avaliados foram: Investimento, Expansão, Empenho para conquista de selos de qualidade, Equilíbrio e crescimento Financeiro, Qualidade de atendimento e gestão e Inovação Tecnológica.
Compromisso com o Meio Ambiente
-
Economia de água
-
Economia de luz
-
Jardim das Cerejeiras
-
Coleta de pilhas e baterias
-
Coleta seletiva de lixo
-
Coleta de óleo doméstico