Secretaria Municipal da Saúde
Projetos de Ação Comunitária (2017-2019)
A Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, apoia técnica e financeiramente organizações da sociedade civil e organizações não governamentais por meio de celebração de convênios para execução de projetos de ação comunitária selecionados em editais de seleção pública, para o desenvolvimento de ações de prevenção do HIV/Aids e outras ISTs, de apoio às pessoas vivendo com HIV/Aids e de ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados às IST, HIV/aids.
Conheça os projetos selecionado para o convênio 2017-2019:
1.EPAH: Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada
Nome do Projeto: Tipo Assim na Prevenção e Cidadania.
Objetivo geral do projeto é fortalecer adolescentes e jovens de 14 a 22 anos que frequentam os Centros de Juventude (CJ) da periferia da zona sul e oeste da cidade de São Paulo, que vivem em situação de vulnerabilidade social para multiplicar informação e conhecimento quanto a Sexualidade e Prevenção às DST/HIV/Aids, enquanto estratégia para o fortalecimento individual e coletivo em vistas de minimizar situações de riscos e, evitar assim a disseminação das DST/HIV.
2.Fórum das ONG Aids do Estado de São Paulo
Nome do Projeto: Cartografando a qualidade dos serviços DST/AIDS do município de São Paulo.
Objetivo geral do projeto é identificar, mapear e georreferenciar as possíveis violações de direitos e as violências específicas contra as PVHA em pelo menos 10 Serviços de Atenção Especializados – SAE, articulados com as Coordenadorias Regionais de Saúde para que as CRS tenham conhecimento das informações que auxiliem técnica e politicamente para qualificação e fortalecimento dos serviços.
3.KOINONIA- Presença Ecumênica e Serviço
Nome do Projeto: Prevenção sem Fronteiras – As vozes da Juventude Urbana na prevenção ao HIV, Hepatites Virais e outras ISTs.
Objetivo geral do projeto é ampliar o acesso à informação e dar protagonismo às juventudes das periferias do município de São Paulo para ações de prevenção em HIV, hepatites virais e outra ISTs.
4.Samaritano São Francisco de Assis
Nome do Projeto: Aplica essa ideia.
Objetivo geral do projeto é desenvolver estratégias de promoção da saúde, de prevenção combinada das DST/HIV/Aids entre jovens em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviço a comunidade e liberdade assistida , das regiões dos distritos de Ermelino Matarazzo, São Mateus e Sapopemba.
5.Projeto Bem Me Quer
Nome do Projeto: Projeto Garantir Direitos é Promover a Vida!
Objetivo geral do projeto é desenvolver ações articuladas e intersetoriais capazes de promover de forma efetiva PVHA em alta vulnerabilidade sócio/econômica da região noroeste do município de SP de forma a garantir a resolutividade de suas necessidades e minimizar os riscos de agravos a sua saúde e exclusão social por violações de direitos.
6.Instituto Cultural BARONG Nome do Projeto: Rodas da Sexualidade e Arte.
Objetivo geral do projeto é promover a saúde sexual, reduzindo o impacto do HIV, Sífilis e Hepatite B e C em populações em contextos de maior vulnerabilidade ( gays , HSH , Profissionais do sexo , Transexuais ou Travestis) na região central e sul ( Grajaú, Socorro e Jardim Ângela ) do município de São Paulo.
7.Grupo de Incentivo à Vida- GIV
Nome do Projeto: Cidadania e Advocacy.
Objetivo geral do projeto é promover ações na defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids , possibilitando orientação, assessoria e o aconselhamento jurídico para o pleno exercício da cidadania ; e oferecer suporte psicossocial as pessoas vivendo com HIV/Aids.
8.Casa de Assistência Filadélfia - CAF
Nome do Projeto: Meu Corpo Meu Bem – ações de prevenção de HIV/Aids e outras DST com jovens e adultos.
Objetivo Geral do Projeto é desenvolver ações de prevenção e práticas de Arte/Educação em Saúde, com jovens e adultos em contexto de maior vulnerabilidade e risco para HIV/Aids e outras IST-sífilis congênita , na região de Ermelino Matarazzo, município de São Paulo.
9.Grupo Pela Valorização Integração e Dignidade do Doente de Aids – Grupo Pela Vidda
Nome do Projeto: Desfazendo Laços – Do desconhecido sobre o HIV, Na Construção da Prevenção.
Objetivo Geral do Projeto é implementar ações de prevenção combinada em IST/HIV/Aids e Hepatites junto à população de profissionais do sexo , transexuais e travestis , que frequentam a região da rua Aurora e Vitória , avenida Cruzeiro do Sul , Cidade Universitária no Butantã , Av. Marques de São Vicente na Barra Funda , Parque do Carmo , Av. Indianópolis ; e promover a vinculação do público deste projeto ao serviço referenciado de saúde.
10.Associação Franciscana de Solidariedade- SEFRAS
Nome do Projeto: Formando Jovens para o cuidado, prevenção e multiplicação do conhecimento.
Objetivo Geral do Projeto é capacitar adolescentes e jovens, entre 15 e 24 anos, para o cuidado, prevenção, e como multiplicadores do conhecimento, do HIV/Aids e IST em bairros das Coordenadorias de Saúde Norte ( Vila Nilo , Jaraguá) , Sul ( Jardim Angela ) e Leste ( Guaianases).
11.Viração Educomunicação
Nome do Projeto: É para brilhar – prevenção combinada, gênero e sexualidade.
Objetivo Geral do Projeto é contribuir para a promoção da saúde com vistas à redução do agravo da incidência e da transmissão do HIV/Aids e outras IST entre a população jovem de gays e homens que fazem sexo com homens (HSH) , com idade entre 16 e 24 anos com intervenção territorial na região do Arouche e oficinas realizadas na sede da instituição na região central do MSP.
12.Centro de Convivência É de Lei
Nome do Projeto: Redução de Danos – drogas, prevenção e intersetorialidade.
Objetivo Geral do Projeto: Reduzir os riscos e danos sociais e à saúde associados ao uso de álcool e outras drogas entre pessoas que fazem uso de drogas e vivem em situação de rua, incidindo na prevenção de HIV/Aids e ISTs na região central da cidade de São Paulo, mais especificamente os distritos relacionados a prefeitura regional Sé (Luz, Glicério, Parque Dom Pedro, Santa Cecilia).
13.Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania
Nome do Projeto: Juntos na ASSISPREVE – Assistência & Prevenção.
Objetivo Geral do Projeto é promover e fortalecer ações de assistência, prevenção às PVHIV no município de São Paulo , além de disseminar conhecimentos e experiências com vistas às informações sobre Controle Social e Direitos Humanos.