Secretaria Municipal da Saúde
Projeto ECHO
O projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes) é uma iniciativa da Universidade do Novo México (EUA) pelo Prof. Dr. Sanjeev Arora que visa democratizar e desmonopolizar o conhecimento acadêmico em medicina, para as áreas mais remotas ou negligenciadas. O Projeto ECHO é aplicado em 60 centros nos EUA e em mais 30 países. Auxilia paciente em mais de 1000 clínicas e inclui 60 doenças.
Missão
A missão do Projeto ECHO é expandir a capacidade de fornecer melhor assistência para doenças frequentes e complexas em áreas rurais e lugares menos privilegiado, longe dos centros assistenciais especializados.
Como funciona
A partir de uma plataforma de webconferência (ZOOM), as equipes apresentam casos complexos que exigem uma revisão especializada, esses casos são colocados em discussão para que os participantes (equipe multiprofissional), falem sobre suas experiências com casos similares, ou seja, compartilham conhecimentos na lógica do aprender fazendo, em seguida, os especialistas preparam um relatório com recomendações pautadas exclusivamente com as informações que surgiram na discussão.
Ao contrário da consulta clínica remota ("telemedicina"), esta metodologia evita atender diretamente os pacientes por teleconferência, porque dessa forma você não desmonopoliza o conhecimento ou multiplica o número de pacientes assistidos. A repetição desta metodologia de aprendizagem mútua leva essas equipes de saúde a "especialize-se" na patologia da teleclínica e progressivamente elas aprendem a manejá-la, criando um círculo virtuoso de ensino-aprendizagem.