Secretaria Municipal da Saúde
HPV (Papilomavírus Humano)
HPV é uma sigla para o papilomavirus humano, que é um vírus relacionado às verrugas genitais e outras manifestações.
Tanto em homens quanto em mulheres pode se manifestar por meio de verrugas genitais ou lesões no colo de útero, pênis, ânus e, eventualmente, na boca.
Pode levar ao câncer de colo de útero, vagina, pênis e ânus. Adquirir o HPV, porém, não necessariamente significa o desenvolvimento de um câncer. Se forem realizados exames preventivos de rotina (Papanicolau) e exames médicos periódicos, a presença do vírus por si só não é suficiente para desenvolver o câncer.
A maioria das infecções se dá pelo contato sexual, mas o contágio não sexual é possível. Há também transmissão da pessoa gestante infectada para o bebê no momento do parto.
Realizado por profissional de saúde. Para as mulheres cisgêneras e homens trans, realizar com frequência o exame de prevenção do câncer de colo de útero (Papanicolau). O serviço de saúde deve ser procurado sempre surgirem verrugas.
O tratamento depende da avaliação médica sobre qual o tipo de lesão.
Uso de camisinha, preferencialmente acompanhado de gel lubrificante à base de água, nas relações sexuais. Existe vacina contra o HPV gratuita no SUS para:
- Meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade
- Homens e mulheres vivendo com HIV/aids de 9 a 45 anos
- Homens e mulheres transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos
Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.
O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.