Secretaria Municipal da Saúde
Hepatite B
É uma inflamação do fígado que pode ser causada pelo consumo de remédios, álcool e outras drogas, por questões genéticas e também por doenças autoimunes. Mas há também as hepatites causadas por vírus, as chamadas hepatites virais, em que cada vírus recebe uma letra. No Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns, mas existem as versões D e E. Os vírus A, B e C podem ser transmitidos por via sexual.
É uma infecção silenciosa e raramente apresenta sinais e sintomas.
Por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; pela pessoa gestante que vive com o vírus para o bebê, principalmente no momento do parto (não há transmissão por amamentação); ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercing e também por transfusão de sangue infectado.
Por teste rápido ou exame de sangue em laboratório. Em caso reagente (positivo) no teste rápido, a indicação é que seja feito um segundo teste confirmatório pela metodologia convencional.
Conforme orientação do profissional de saúde.
No caso das hepatites A e B, existem vacinas disponíveis no SUS. Para uma efetiva imunização, é imprescindível tomar todas as doses da vacina, com o intervalo recomendado. Usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal e de confecção de tatuagem e piercing também previnem a doença.
Toda pessoa gestante precisa fazer no pré-natal os exames para detectar hepatites B e C, HIV e sífilis para evitar a transmissão para o bebê.
Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.
O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.