Secretaria Municipal da Saúde
Projetos de Ação Comunitária (2019-2021)
A Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, apoia técnica e financeiramente organizações da sociedade civil e organizações não governamentais por meio de celebração de convênios para execução de projetos de ação comunitária selecionados em editais de seleção pública, para o desenvolvimento de ações de prevenção do HIV/Aids e outras ISTs, de apoio às pessoas vivendo com HIV/Aids e de ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados às IST, HIV/aids.
Conheça os projetos selecionado para o convênio 2019-2021:
1. Associação Beneficente Educacional e Cultural Ile Asé Iyalode Oyó
Projeto: Awon Obirin – Cuidado de quem cuida
Despertar consciência sobre o sentido de gênero e sorologia, a partir da formação educacional e autocuidado, com o objetivo de estruturar uma rede de autocuidados, pensando na qualidade de vida, diante dos dados de violência contra a mulher, contribuindo para manutenção ao tratamento em HIV e da prevenção combinada, com o saber nos direitos à saúde integral, sexual e reprodutiva; empoderamento e resgate da “alta estima” e dos valores pessoais e identitários no que tange à vida das pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids, com especial atenção aos jovens, população negra, LGBTI+ e pobre.
2. Casa de Assistência Filadélfia
Projeto: Meu Corpo Meu Bem – ações de prevenção combinada relacionadas às IST/Aids, hepatites virais e sífilis junto à população jovem de Ermelino Matarazzo
Contribuir para a promoção da saúde da população em contexto de maior vulnerabilidade e risco para HIV/Aids e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como hepatites virais e sífilis, na região Ermelino Matarazzo (população jovem, população em situação de pobreza e população negra).
3. Casarão Brasil - Associação LGBTI
Projeto: Profissional do Sexo : Salve Gabriela Leite
Promover a prevenção combinada ao HIV e às ISTs junto aos profissionais do sexo nos territórios de prostituição de rua nas seguintes regiões: Água Branca, Lapa, Butantã, Vila Leopoldina, Planalto Paulista, Luz, Parque do Carmo e Vila Formosa.
4. Centro de Convivência É de Lei
Projeto: Redução de Danos: A prevenção e o cuidado presentes nos territórios.
Fomentar a redução de riscos e danos sociais e à saúde associados ao uso de álcool e outras drogas entre pessoas que fazem uso de drogas e vivem em situação de rua, incidindo na prevenção de HIV/aids e ISTs.
5. Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
Projeto: Cidadania e Advocacy II
Promover ações na defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV, possibilitando orientação, assessoria e o aconselhamento jurídico para o pleno exercício da cidadania; capacitar agentes multiplicadores em temáticas ligadas aos Direitos Humanos nas questões do HIV/Aids e outras ISTs e Hepatites Virais e oferecer suporte psicossocial às pessoas vivendo com HIV/Aids.
6. Grupo Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS do Estado de SP (Grupo Pela Vidda)
Projeto: Foi assim que tudo se passou-AIDS 30 anos de epidemia
Promover e implementar ações de prevenção combinada em IST/HIV/Aids e hepatites, direcionadas prioritariamente para população de transexuais, travestis e profissionais do sexo, nos campos mapeados nas regiões central, norte, oeste, leste e sul do município de São Paulo.
7. Instituto Cultural Barong
Projeto: Jovens do Centro à Perifa
Promover a saúde sexual e reprodutiva, incluindo a prevenção às IST/HIV/Aids, hepatites e à Sífilis, entre a população adolescente e jovem, adulta, travesti e trans, em contexto de vulnerabilidade social da região central e da periferia sul da cidade de São Paulo.
8. Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania
Projeto: Juntos na ASSISPREVE II – Assistência e Prevenção.
Ampliar o número de pessoas beneficiadas pelas ações de assistência, prevenção secundária e primária, bem como ampliar o acesso às informações sobre novas formas de prevenção combinada ao HIV e às ISTs.
9. Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço
Projeto: PREVENIDAS: as vozes da juventude urbana no enfrentamento às IST/HIV/Aids e à toda forma de preconceito.
Consolidar e ampliar a formação de lideranças jovens e multiplicadoras tanto na periferia como do centro de São Paulo para ações de prevenção em HIV, hepatites virais, sífilis e outras ISTs, trabalhando as intersecções das temáticas de orientação sexual, identidade de gênero, raça/cor e região da cidade.
10. Projeto Bem Me Quer
Projeto: Seguir em frente na promoção em saúde.
Minimizar violações de direitos às pessoas vivendo com HIV/Aids em alta vulnerabilidade sócio/econômica por meio de ações articuladas que garantam a resolutividade de suas necessidades sociais e de saúde na região noroeste do município de São Paulo.
11. Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose
Projeto: Ações Colaborativas TB/HIV
Realizar ações de informação, educação e comunicação sobre a coinfecção da tuberculose e HIV às organizações que prestam serviços e orientação à Pessoa Vivendo com HIV e outras populações vulneráveis para o HIV/aids e tuberculose.
12. União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS)
Projeto: Prevenção – Heliópolis Investindo na Vida
Promover a educação e informação sobre prevenção combinada da infecção por HIV e outras ISTs, especialmente da sífilis, baseada em direitos humanos, para adolescentes e jovens mais vulneráveis de Heliópolis e região, contribuindo para estimular o acesso de jovens aos insumos de prevenção, à testagem e ao cuidado integral de sua saúde nos serviços de saúde da região.
13. Viração Educomunicação
Projeto: É pra brilhar: prevenção combinada, gênero e sexualidade
Contribuir para a promoção da saúde com vistas à redução do agravo da incidência e da transmissão do HIV e de outras ISTs entre a população jovem LGBT e homens que fazem sexo com homens (HSH) com idade entre 16 e 29 anos.