Secretaria Municipal da Saúde
Modera SP: saiba mais sobre ferramenta voltada à prevenção do consumo excessivo de álcool
Com o objetivo de promover uma reflexão da população sobre o consumo do álcool e reduzir o consumo de risco, a Prefeitura da capital lançou o Modera SP. A ferramenta digital permite que os usuários identifiquem o seu padrão de consumo alcoólico e recebam orientações ou mesmo encaminhamento para atendimento em um equipamento de saúde, no caso de avaliação de consumo abusivo e risco para o indivíduo.
O Modera SP pode ser acessado pelo aplicativo e-saúdeSP, que centraliza todas as informações dos usuários do SUS da capital e pode ser baixado na loja do seu smartphone Android ou IOS. Depois de baixar o aplicativo, o usuário precisa informar dados como idade, Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, além de concordar com o termo de consentimento com o programa e funcionamento do aplicativo.
Triagem
Inicialmente, o ModeraSP realiza uma avaliação, com o questionário AUDIT, sigla em inglês para “Alcohol Use Disorders Identification Test” (Testes de identificação de transtornos por uso de álcool). São dez perguntas que avaliam qual é o risco do padrão de consumo do álcool, apresentando como resultado um nível de risco de 1 a 4.
A partir disso, por meio de um avatar (uma assistente virtual chamada Susana), a ferramenta acompanha o usuário durante o processo. Para cada um dos níveis é estabelecida uma jornada na plataforma, seja por meio de materiais de apoio, vídeos e outros recursos disponíveis no app, além do encaminhamento para a UBS, quando necessário.
No caso do nível 4, a UBS da região também recebe uma notificação, e a partir daí poderá iniciar a abordagem, o diagnóstico e algum tipo de ação, seja por tratamento individual, atividades coletivas ou encaminhamento ao Caps Álcool e Drogas.
Além disso, no ModeraSP é possível acompanhar o padrão de consumo de álcool, estabelecer metas de redução ou até mesmo interrupção, e visualizar, semanalmente, as metas pelo diário de consumo.
Sobre o e-saúdeSP
O aplicativo e-saúdeSP foi lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como uma ferramenta para permitir que os paulistanos passassem por avaliação médica por videochamada, sem a necessidade de ir até as unidades de saúde. O desenvolvimento da ferramenta foi possível por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).