Secretaria Municipal da Saúde
Secretários estaduais do Rio de Janeiro visitam SAMU 192
A Secretaria Municipal da Saúde recebe nesta quarta-feira uma comitiva do Governo Estadual do Rio de Janeiro, a partir das 09h, na Rua Jaguará, 858 – Bom Retiro, para apresentar o trabalho feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Os secretários da Saúde, Sérgio Luiz Cortês, e da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, acompanhados por técnicos estaduais, irão conhecer a Central de Atendimento e Regulação do SAMU, bem como o sistema de geoprocessamento que mapeia as informações das ocorrências conforme a geografia da cidade.
Por meio desse sistema o SAMU-SP faz, a cada seis meses, estudos e análises sobre os seus números de atendimentos, bem como do tempo de deslocamento.
A Central 192 recebe, diariamente, de 8 a 9 mil chamados, dos quais 1.200 geram atendimento. São 140 ambulâncias e 38 motolâncias nas 100 bases, distribuídas em todas as regiões da cidade.
Convênio Prefeitura-Estado
Desde 2008, SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193) estão integrados nas bases das ambulâncias e no sistema de atendimento, no sentido de otimizar a assistência às urgências na cidade de São Paulo.
O Sistema Integrado de Atendimento Pré-hospitalar no Município de São Paulo consiste na automação do redirecionamento das chamadas dos números 192 e 193 e da utilização da vídeo conferência entre as duas centrais, o que permite agilização dos atendimentos, em especial, dos mais graves. Isto permite também o compartilhamento de imagens e informações.
Em dezembro de 2010, novo convênio foi assinado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de São Paulo, desta vez, para a implementação da atividade delegada, na qual bombeiros já estão contribuindo na operacionalização de viaturas do SAMU-SP.
Certificação internacional do SAMU-SP
O tempo de resposta do SAMU-SP caiu de 35 minutos, em 2004, para até 10 minutos, em 2011 (para o Nível 1), graças à modernização do sistema da Central 192. Isso permitiu que, em abril de 2012, o SAMU-SP recebesse o título de Centro de Despacho de Emergências Médicas de Excelência, da Academia Internacional de Despacho de Emergência Médica (www.emergencydispatch.org).
Com isso, o SAMU-SP é o primeiro serviço móvel de atendimento a urgências e emergências a conquistar essa certificação na América Latina.
Por ano, o SAMU-SP recebe quase 3,3 milhões de ligações, o que o torna, atualmente, o maior centro de emergência médica do mundo. Esse posto era ocupado pela cidade de Londres, que recebe 1,7 milhão de ligações anuais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk