Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 6 de Setembro de 2013 | Horário: 14:44
Compartilhe:

Os benefícios do consumo de nozes e castanhas

Alimentos ricos em vitaminas e substancias que combate o processo de envelhecimento das células do organismo e protege contra doenças cardiovasculares e neuro-degenerativas

 Por Zenildes Mota


O consumo de nozes e castanhas podem trazer bons benefícios para sua saúde. Além de prevenir contra as doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, elas promovem a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom colesterol (HDL), e atua na prevenção do entupimento dos vasos sanguíneos.

As castanhas e as nozes são alimentos ricos em vitaminas e fibras que ajudam a saciar e diminuem o desejo de comer mais. Além disso, as castanhas, em geral, são consideradas fontes de vitamina A e todas as vitaminas do complexo B. As nozes são ricas em glutationa e vitamina e atuam na prevenção de vários tipos de câncer.

As substancias das oleaginosas (castanhas e nozes), são benéficas e atuam na preservação e regeneração das células do organismo. “As castanhas, em especial a brasileira a castanha-do-pará, são ricas em selênio que é benéfico a todos, mas é especialmente benéfico para a mulher no período da menopausa”, complementa a Doutora Rita Helena Pinheiro da Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, a castanha-do-pará contribui para o bom funcionamento da Tireoide e doença neuro-degenerativas como Alzheimer e Parkinson. As nozes são ricas em glutationa e vitamina E. Elas ajudam na prevenção de vários tipos de câncer. “Essas oleaginosas, estimulam as enzimas que combate a produção de radicais livres, que acelera o processo de envelhecimento das células do organismo, o consumo delas ajuda a reduzir esses radicais”, ressalta a Dr. Helena.

Embora seja benéfica a saúde, é necessário o controle de consumo diário desses tipos de oleaginosas. “É recomendado o consumo diário de uma unidade por dia, isso porque as castanhas tem um alto teor calórico e pode haver um aumento de peso em alguns consumidores”, alerta a Dr. Helena.

 

collections
Galeria de imagens