Secretaria Municipal da Saúde
Cuidados com o teor de sódios em alimentos processados
Por Zenildes Mota
A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância) recolheu cerca de 24 alimentos do comércio, em 10 estados brasileiros, para análise do nutriente sódio. A lista, divulgada em 2013, aponta os preparos para sopas como campeãs no que se refere ao teor mais alto entre os itens analisados.
Entre os alimentos com maiores variações no teor de sódio estão a batata palha, refrigerante light, néctar, queijo muçarela, biscoito salgado, salgadinhos e biscoito de polvilho doce. Eles apresentam uma diferença de 3,7 a 14,3 vezes mais teor, segundo dados do site da Anvisa.
Entre os alimentos com menor variação estão as massas alimentícias, pão de queijo congelado, leite integral, biscoito de maisena, preparo para sopas, macarrão instantâneo e pão de forma. Esses produtos tiveram uma variação entre 1,1 e 1,8 vezes. Porém, vale ressaltar que o preparo para sopas apresentou o maior teor de sódio, com valor absoluto de (4.240mg/100g).
As análises tiveram como objetivo fazer o monitoramento anual da redução no teor de sódio dos alimentos. Esse monitoramento faz parte de um acordo feito entre a ANVISA e associações dos ramos alimentícios processados, com objetivo de dar um segmento na redução do teor de sódio em alimentos que representam respectivamente os valores diários indicados para o consumo.
Uma pessoa adulta saudável deve consumir cerca de 2.300mg de sódio por dia. Já pessoas com pressão arterial alta ou doença renal devem tomar muito cuidado, pois em alguns casos o consumo não deve ultrapassar 1.500mg. Muitas vezes esses cuidados passam despercebidos pelo consumo desses alimentos, que já eles recebem uma medida elevada de sódio.
Enquanto as metas não forem regulamentadas pelas indústrias, cabe ao consumidor optar pelos mantimentos naturais ou verificar nos produtos processados aqueles que contem a menor quantidade de sódio em sua composição. A informação vem impressa nos rótulos das embalagens.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk