Secretaria Municipal da Saúde
Dia Nacional de Doação de Órgãos
Por Jéssica Venâncio
Mesmo com baixo potencial de doadores, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano - mais de 90% pelo sistema público de Saúde.
Hoje, 27 de Setembro, comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Essa data tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância do transplante de órgãos. Você sabia que um único doador pode salvar em média até 10 pessoas? Essa doação pode prolongar ou melhorar a qualidade de vida do transplantado.
Considera-se como potencial doador todo paciente em morte encefálica (vítimas de dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou derrame cerebral). Mas vale lembrar que todos podem se tornar doador, desde que esteja em boas condições de saúde e capaz juridicamente, ou seja, maior de 21 anos. No Brasil, o interessado não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta conversar com a família sobre o seu desejo de ser doador. A doação só acontecerá depois da autorização familiar.
Dentre os órgão vascularizados pode haver doação de coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino. Entre os tecidos podem-se doar as córneas, pele, ossos e vasos sanguíneos. Além da medula óssea, que mais se assemelha com a doação de sangue, pois o doador se cadastra em um banco de medula e só é chamado para fazer a doação quando houver compatibilidade do paciente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk