Secretaria Municipal da Saúde
Arte milenar ajuda a melhorar a saúde física e mental
por: Fernanda Ferreira e Érika Rios
Cuidar da saúde física é essencial. Mas os cuidados com a saúde mental também são fundamentais para manter o bem estar. Em uma cidade movimentada como São Paulo, com o estresse do trabalho e do cotidiano, algumas atividades são ideais para ter uma vida mais equilibrada.
Pensando na saúde e na tranquilidade dos munícipes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece, por meio da Unidade de Medicina Tradicional, a prática de uma arte milenar chinesa chamada Tai Chi Pai Lin, que significa 100 anos. A técnica proporciona longevidade com saúde e ajuda no equilíbrio do corpo e da mente.
De acordo com Luci Luri Puoy, instrutora de Tai Chi Pai Lin, a arte trabalha com movimentos circulares, lentos, suaves, naturais e que tragam serenidade e paz na mente e nas emoções das pessoas.
Além do equilíbrio mental, a prática estimula o corpo e pode ser usada como uma forma de prevenir e tratar doenças. A aposentada Regina Marques é uma das entusiastas do método. Ela percebeu os benefícios quando descobriu que tinha um problema sério de saúde e teria que operar. “Eu me dedicava cerca de cinco horas por dia fazendo Tai Chi com bastante atenção e, depois de cerca de uns 10, 15 dias, voltei a fazer a ultrassonografia e não foi mais detectado o problema que eu tinha”, conta.
Luci afirma que a arte é indicada para todas as idades, e aumenta a perspectiva de vida. “É indicada para crianças até criancinhas de 100 anos. É justamente para que a pessoa tenha uma vida longa, mais saudável, com a mente sã, sem escleroses e sem dores. Para que a pessoa possa viver a vida com plenitude e de forma tranquila, natural e saudável”, explica.
Shirley Suzuki é engenheira, praticante assídua e professora voluntária da arte chinesa. “O Tai Chi Pai Lin não é voltado para o exercício físico, é uma questão mental e emocional, mas a gente percebe que são pequenos exercícios que vão ajudando. A gente fala que Tai Chi sentado. Isso vale como uma caminhada, serve para abrir artérias e melhorar a circulação”, comenta. Além de proporcionar saúde física e mental, Luci também acredita que a técnica seja um estilo de vida, pois a pessoa escolhe viver de forma mais equilibrada e natural.
Serviço
Para saber mais sobre as aulas e se informar sobre como se inscrever é só comparecer a Unidade de Medicina Tradicional, na Rua Frederico Alvarenga, 259 - 3º andar, Parque D. Pedro II ou através do telefone: 3112-8133.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk