Secretaria Municipal da Saúde
Distensão Muscular
Por Jéssica Venâncio
A distensão muscular ou estiramento muscular, ao contrário que muitos pensam, não afeta somente os atletas nas competições. Ela pode ocorrer com qualquer pessoa, e em qualquer lugar, devido à realização de tarefas rotineiras.
A distensão muscular ocorre quando o músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido. Assim, a ruptura dá origem a um hematoma acompanhado de inflamação local. A lesão pode ser de dois tipos:
-Distensão Aguda: acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade, como por exemplo, as contusões musculares que ocorrem durante a prática de esportes competitivos.
-Distensão Crônica: surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos.
Normalmente, o próprio organismo se encarrega de reparar as fibras musculares que se romperam, absorver o coágulo e controlar a inflamação. Porém, as lesões mais graves exigem cuidados médicos e tratamento por meio da fisioterapia.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk