Secretaria Municipal da Saúde
Mais de 8 mil atendidos no local de trabalho pela UBS Vila Guilherme
A UBS/AMA/CEO Vila Guilherme está aumentando sua integração com a comunidade. Devido à grande concentração de empresas que empregam milhares de trabalhadores com idades na faixa dos 16 aos 50 anos, a equipe de ações externas da UBS desenvolve atividades de saúde nas empresas ao redor da Unidade.
No período de janeiro a setembro de 2013 foram atendidos 7.602 trabalhadores de 20 empresas. O balanço geral da atividade contabiliza 1.523 aferições de pressão arterial, 1.102 verificações de glicemia capilar, 1.622 doses de vacina contra Difteria e Tétano (Dupla adulto), 1.551 contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, 1.305 doses de vacina contra Hepatite B, 1.069 contra Influenza (Gripe H1N1) e também foram realizados 1.127 testes rápidos de HIV e Sífilis.
Saúde do trabalhador
As atividades estão previstas no programa da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. Nele, as equipes também levam orientação ativa sobre a importância do uso de preservativos masculino e feminino, sobre prevenção da Hepatite B e C, e informações sobre alimentação saudável – o que inclui a utilização do hipoclorito de sódio para desinfecção de frutas, legumes e verduras-.
As equipes são compostas por uma enfermeira, três auxiliares de enfermagem, além de dois outros profissionais que as acompanham na realização de testes rápidos para HIV e Sífilis. Os atendimentos, gratuitos, ocorrem às quartas-feiras. Na parceria com as empresas é solicitada apenas a liberação do trabalhador para realização de consultas ou exames na Unidade de Saúde da Vila Guilherme
Encaminhamentos
Orientados pelos profissionais de saúde, muitos trabalhadores se dirigiram à UBS para consultas com médicos nas especialistas de Clínica Médica e Ginecológica, além da realização de preventivos para o câncer do colo de útero.
Com relação aos jovens na faixa etária de 16 a 25 anos, os problemas apresentados referem-se à falta de orientação no início de atividade sexual, à não utilização de preservativo e à alta rotatividade de parceiros. Entre os adultos, na faixa etária de 26 a 35 anos, destaque para o alto consumo de anabolizantes. Na faixa etária imediatamente superior, que vai de 36 a 45 anos, os problemas mais frequentes relacionam-se à alimentação inadequada e o sobrepeso. Nas demais faixas, problemas com automedicação e interrupção de medicação sem orientação profissional são frequentes.
A incorporação dessa atividade na prática da Unidade de Saúde da Vila Guilherme é mais um passo em promover a integridade da atenção da saúde no território.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk