Secretaria Municipal da Saúde
Conheça Quinoa ou Quinua!
Por Zenildes Mota
A quinoa é um pseudocereal originário dos Andes que vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Devido ao seu valor nutritivo o estímulo ao consumo de quinoa tem sido tratado pela FAO (Organizações das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) como nova estratégia de combate a desnutrição e segurança alimentar no mundo. No Brasil a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) busca técnicas de cultivo e introdução do produto no mercado.
As propriedades energéticas da quinoa são comparadas as de alimentos que fazem parte da rotina alimentar dos brasileiros, tais como: milho, arroz e trigo. “Esse pseudocereal quando comparada a eles, apresenta vantagens com o conteúdo proteico superior em sua composição, o perfil dos aminoácidos são essenciais, o que torna o cereal um alimento nutricionalmente rico e que pode se tornar uma opção viável para diversificar a alimentação das pessoas”, complementa a Nutricionista Rita Helena Pinheiro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a nutricionista, a composição nutricional da quinoa contêm 52 a 60% de carboidratos, suas gorduras se assemelham às do óleo de soja, pois são compostas por cerca de 82% de gorduras insaturadas que são benéficas ao organismo.
Por ser rica em fibras e fitoestrógenos é um grande aliado para o bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, e ainda auxilia na diminuição dos sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) nas mulheres e no processo de emagrecimento.
A quinoa também conta com minerais como cálcio, zinco e fósforo, substâncias antioxidantes e vitaminas do complexo B que auxiliam no tratamento de distúrbios urinários e na prevenção do câncer de mama e da osteoporose. Além disso, as sementes desse cereal são isentas de glúten o que as torna um alimento apropriado para ser utilizado no tratamento da doença celíaca.
Diante de tantos benefícios à saúde a quinoa pode se tornar uma nova opção para diversificar o consumo de cereais contribuindo com a prática de uma alimentação mais equilibrada, rica e consequentemente saudável.
A Quinoa é comercializada em grão, farinha ou em floco e pode ser consumida em diversas receitas da culinária. Os grãos podem ser utilizados em risotos, tabules, sopas, pudins e saladas. Em forma de flocos, são adicionados a sucos, vitaminas ou em sopas. A farinha é incorporada a massas de pães, bolos e tortas. Sua forma de preparo não altera a propriedade dos nutrientes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk