Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013 | Horário: 20:30
Compartilhe:

Saiba mais sobre os leitos de internação para dependentes na Capital

-

A Secretaria Municipal da Saúde abriu 190 novas vagas para tratamento de dependentes químicos em 12 unidades da Rede de Atenção à Saúde Mental, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Acolhimento e hospitais municipais.

Com isso, a Prefeitura conta com 658 leitos de saúde mental sob gestão municipal. Destes, temos hoje 118 vagas disponíveis para pacientes. Há ainda 515 leitos em hospitais do Estado e em unidades contratadas pela Secretaria Estadual, totalizando 1.168 vagas para tratamento na cidade.

Com ênfase no tratamento próximo da família e o acompanhado pelas equipes multiprofissionais do CAPS, a Prefeitura criou ainda cinco novas Unidades de Acolhimento, totalizando 16.

Estes locais são residências que abrigam até 15 usuários em tratamento clínico e oferecem orientação e oportunidades de estudo e qualificação profissional, em parceria com outras secretarias municipais, além de permitir a convivência familiar conforme preconiza a Política Nacional para o Crack, do Ministério da Saúde. Um gerente e um supervisor da Secretaria atuam diariamente nos espaços.

Outra inciativa importante para o tratamento do crack foi a ampliação, também este ano, de 04 para 16 das equipes do Consultório na Rua, que são profissionais que atuam na abordagem e acompanhamento dos usuários. Até agosto as equipes, formadas por médicos, enfermeiros e agentes de apoio, atenderam 57.600 pessoas na região central.

A Secretaria abriu ainda o Centro de Reinserção Social “De Braços Abertos”, na Rua Helvetia, que oferece cuidados e acompanhamento aos dependentes químicos. Todo este trabalho da Prefeitura está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e do programa federal “Crack, é possível”.

 

Comunidades Terapêuticas – Os convênios com três comunidades terapêuticas fora da Capital e que venceram este ano não foram renovados. Com isso, cerca de 100 leitos foram substituídos pelas Unidades de Acolhimento. Outras três entidades mantém convênio com 162 vagas junto ao Município.

Cabe ressaltar que as comunidades são uma das alternativas existentes na Rede Municipal e a Secretaria manterá convênios com instituições para oferta de vagas.

collections
Galeria de imagens