Secretaria Municipal da Saúde
Você pode estar com perda de massa óssea
Por Zenildes Mota
A densitometria óssea é um exame de raio-X indicado para detectar a quantidade de cálcio presente da massa óssea. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na diminuição da degeneração dos ossos. A análise é recomendada para pessoas que têm propensão ou suspeita de baixa densidade e fragilidade dos ossos, fator que aumenta o risco de osteoporose.
Trata-se de um exame simples, para scannear o corpo do paciente (criança ou adulto), concentrado na parte inferior da coluna e do quadril. Esse procedimento é recomendado pelo médico para pessoas que correm risco de sofrerem fraturas.
Devem realiza-lo mulheres, em especial depois da menopausa e todas que tenham 65 anos de idade; pessoas com diabete do tipo 1, doença hepática, renal, de tireoide e os homens depois dos 60 ou os que possuem propensões clínicas de perda da massa óssea.
O exame visa estudar o colo do fêmur (osso da coxa), local onde há a concentração de fraturas mais graves, o punho e as vértebras lombares, que possuem uma perda maior e mais rápida da massa óssea. O exame é realizado em ambulatório, com duração em média de 15 a 20 minutos dependendo do local do corpo a ser examinado. O raio X possui pouca radiação, mas a fonte ionizada pode ser prejudicial a mulheres grávidas e pessoas que passaram por exame de bário. Esses pacientes devem alertar o médico antes da realização do exame.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk