Secretaria Municipal da Saúde
Batata doce, carboidrato “do bem”
Por Raoní Telles
Brincadeiras à parte, a batata doce é um carboidrato “do bem”. A energia contida nela é liberada pouco a pouco no organismo, aumentando a sensação de saciedade. Apesar do nome, este tubérculo é fonte principalmente de carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico. Ou seja: leva mais tempo para ser transformado em glicose e, por isso, não agride o pâncreas como outros alimentos.
Quando o índice glicêmico do alimento é alto, a liberação da glicose é rápida. Assim, é produzido o hormônio insulina numa quantidade e velocidade que estão sujeitas a ser agressivas para o organismo. De quebra, aumenta a fome, vontade de comer mais doce, e também a produção de gordura desnecessária. A casca também é rica em fibras, auxilia na digestão e sacia a fome por um bom tempo.
A batata doce apresenta maior teor de vitamina A e de cálcio do que a batata normal. É também fonte de Vitamina C, potássio e Vitamina E. Ela é um alimento relativamente barato, não está sujeito a agrotóxicos como tantos outros, possui uma ótima qualidade nutricional e melhora as defesas imunológicas.
As melhores opções de preparo são: assada ou cozida. Fritar nem pensar, pois o óleo deixa a batata gordurosa e pouco saudável.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk