Secretaria Municipal da Saúde
Cera no ouvido: aprenda a maneira correta de limpar
Por Jéssica Venâncio
Muita gente pensa que ter cera no ouvido é sinônimo de sujeira. E acabam retirando-a incorretamente. Essa prática é incorreta, pois pode ocasionar uma inflamação na orelha ou até mesmo gerar problemas auditivos.
Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas. Mas totalmente desaconselhado pelos médicos. É que as hastes flexíveis empurram a cera para dentro do ouvido, dando a falsa sensação de limpeza. O uso contínuo de cotonetes faz com que a pele comece a descamar. Ao longo do tempo pode causar eczema, uma inflamação crônica (dermatite) na pele do ouvido.
O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida.
É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo. É ela quem protege a entrada de insetos nos ouvidos e também absorve a água depois do banho. O excesso quando existe, é eliminado pelo próprio organismo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk