Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013 | Horário: 18:29
Compartilhe:

Workshop de Ikebana é realizado na Coordenadoria de Saúde Sul

Evento contou com a presença de cerca de 15 pessoas

Por Mayara Carlis

 


Professora Hanako orienta as alunas sobre a origem da ikebana
                                                                                                                (Foto: Mayara Carlis)
 


Com o intuito de aproximar, integrar e propiciar uma atividade diferente aos profissionais, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul realizou na última quarta-feira (6/11) o Workshop de Ikebana, ministrado pela professora Hanako Toyota, da escola Sogetsu, que contou com a presença de quase 15 pessoas.

Para que achou o nome estranho, Ikebana nada mais é do que o nome da arte de montar arranjos florais, que em japonês significa flores vivas, geralmente são usados como oferta religiosa, para decorar altares, e são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.

Hanako explicou a origem da ikebana e o que ela presenta: "Todo mundo acha que a Ikebana surgiu no Japão, mas a verdade é que ela surgiu na Índia e foi aperfeiçoada no Japão, lá que ela teve mais ênfase" e complementou “Durante seus estudos e treinamentos para se tornar um guerreiro samurai, os jovens japoneses eram apresentados à arte do Ikebana para que, com a criação de arranjos, desenvolvessem a sua sensibilidade e a percepção para detalhes".

Segundo a professora, a Ikebana tem como base três ramos principais, que representam o homem, a Terra e o céu. Os dois primeiros são denominados ramo primário e ramo secundário, o processo básico para uma montagem desse arranjo floral (ikebana) se dá em alguns passos: Você deve começar cortando as bases dos ramos com a tesoura no ângulo de 45 graus. Deixe-os de molho na água para que não ressequem e durem mais, em seguida, colocar o ramo ornamental no vaso, de modo que fique ligeiramente virado para a esquerda, depois, prender o ramo primário, que deve ter, aproximadamente, o dobro do tamanho dos outros dois, precisa estar formando um ângulo de 45 graus com o vaso. Por último, coloque o último ramo na frente de outros dois, de modo que a flor fique virada para você. O último e um dos mais importantes (já que é a parte de enfeitar) é finalizar o seu arranjo com flores e folhagens, complementando os galhos principais.

Onde posso colocar a minha Ikebana?

A Ikebana é um arranjo para ser visto de frente, então uma mesa central não é o local ideal para ele. O mais recomendável é que a coloque em alguma superfície bem iluminada ao lado de uma parede. No Japão, os arranjos de Ikebana são normalmente colocados onde os hóspedes são recebidos, como uma forma de acolhê-los, portanto, um hall de entrada na sala de visitas é o lugar mais tradicional para mostrar a sua nova habilidade.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração média de um Ikebana é uma semana, entretanto esse tempo varia de acordo com a flor usada e com o clima do lugar onde esta.
 

 

collections
Galeria de imagens