Secretaria Municipal da Saúde
Alimentos com fator Inflamatório e anti-inflamatório
Por Zenildes Mota
Uma boa alimentação pode ajudar o metabolismo a coordenar as células do sistema imunológico. Os alimentos com Fator Positivo possuem propriedades anti-inflamatórias. Elas atuam dando suporte e resistência na defesa aos ataques sofridos por vírus, bactérias e outros fatores prejudiciais à saúde que estão relacionados à correria do dia a dia.
Os alimentos com Fator Negativo provocam a inflamação das células do organismo e impedem sua atuação na eliminação das toxinas prejudiciais a saúde. Diminuir o consumo de nutrientes desse grupo reduz o processo inflamatório das células e evitar a invasão de outras doenças oportunistas.
Muitos dos alimentos consumidos contribuem para o aumento da imunidade. Também reduzem a ingestão de medicamentos e seus efeitos colaterais. No entanto, existem alguns que podem fazer o caminho contrário - diminui a proteção do organismo colaborando com o processo inflamatório das células do organismo.
Entre os alimentos com maior Fator Positivo estão às proteínas dos peixes, frutos do mar, leites e seus derivados como o queijo cottage. Os vegetais como alface, cenoura, pimentão, cebola, alho, nabo e brócolis. Entre as frutas estão: acerola, goiaba, uva rubi, abacate e limão. Para as gorduras: o azeite de oliva e o óleo de canola e entre as oleaginosas. Leguminosas: as castanhas –do- Pará, nozes, feijão e linhaça.
Alimentos de Fator Negativo devem ser evitados. Também podemos alternar o consumo de longo prazo. Entre eles estão os carboidratos como arroz parboilizado e integral, aveia, batata e macarrão. Entre as proteínas fique dce olho na carne de porco, bacon, ovo e peito de peru. No que diz respeito ao leite e derivados, atenção com o queijo cheese, manteiga, ricota, leite desnatado ou semi. Dentre as frutas: banana, maça, ameixa, pêssego, abacaxi e outros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk