Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 5 de Março de 2014 | Horário: 16:11
Compartilhe:

UBS Toledo Piza realiza mais de 1.300 atendimentos domiciliares em dois meses

Equipe atende pacientes que não têm condição de se deslocar até a UBS

Por Ligia Aparecida de Souza

A Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD), desenvolvida na Unidade de Saúde Básica Dr. José Toledo Piza, localizada na Avenida Antonio César Neto, 387, no Jaçanã, comemorou os números de sua atuação como um gol da seleção brasileira de futebol. Em dois meses, a equipe realizou mais de 1.300 atendimentos domiciliares. O trabalho da EMAD vai além dos simples cuidados básicos às pessoas assistidas, atuando na esfera residencial da região.

O acompanhamento é destinado a pacientes que estão acamados, necessitam de oxigenoterapia domiciliar ou utilizam sondas para alimentação e urina. “Esse é um excelente programa, com benefícios enormes, pois garante a saúde para aqueles que não têm condições de vir até a UBS”, diz o Dr. Antônio Palma. Tudo começa com o deslocamento do grupo composto por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, nutricionista e fonoaudióloga pelas redondezas dos bairros em busca de pessoas que se encaixem no perfil descrito.

Por se tratar de um projeto que envolve profissionais de áreas diversas, o EMAD viabiliza uma assistência de qualidade, não se concentrando apenas em um segmento da área da saúde. O auxílio se estrutura desde o ingresso do indivíduo ao programa, atualmente com cerca de 90 registrados, até a sua alta ou falecimento.

Entre o mês de janeiro e março de 2014, foram contabilizados exatos 1335 atendimentos e uma série de admiradores. Foi o caso da sra. Euniz Mascarenhas, irmã e cuidadora de Maria das Dores Mascarenhas. Ela se mostra satisfeita com o serviço, inclusive com aqueles que o executam, segundo ela por serem educados e responsáveis. O grupo destina uma atenção significativa às pessoas que convivem com os pacientes, instruindo-os sobre os métodos corretos para procedimentos rotineiros.

Os depoimentos aumentam a certeza de que a integração da EMAD com a família permite um atendimento ainda melhor. Segundo a Sra. Damiana Dourado, sua cunhada, Luiza Ferreira Dourado Caetano, tinha dificuldades ao sair de casa para ir ao médico antes da participação no projeto. “Foi Deus que colocou este programa no meu caminho”, diz Damiana. As consequências dessa parceria tendem a agregar elementos positivos a todos os envolvidos, já que se trata da mobilização de pessoas por uma causa extremamente digna, potencializando o entusiasmo pela efetivação de um projeto admirável.
 

 

collections
Galeria de imagens