Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 7 de Março de 2014 | Horário: 16:03
Compartilhe:

Mostra Coletivo de Inclusão exibe parceria entre CAPS e Museu da Casa Brasileira

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial III Itaim Bibi expõem seus trabalhos no Museu da Casa Brasileira com visitação até o dia 16 de março a preços populares

Na tarde de ontem (06/03), o Centro de Atenção Psicossocial Itaim Bibi (CAPS III Itaim Bibi) abriu no Museu da Casa Brasileira (MCB) a Mostra do Coletivo de Inclusão, que exibe os trabalhos realizados em parceria com o Núcleo Educativo do Museu. Num evento aberto ao público, foram apresentados os resultados dos encontros realizados entre as duas instituições ao longo do ano de 2013.

O CAPS III Itaim é um serviço municipal de saúde mental que oferece diariamente, durante 24 horas, atendimento multiprofissional a pacientes com transtornos mentais mais complexos. É um serviço substitutivo a internação psiquiátrica, que possibilita restabelecer laços sociais e melhorar a qualidade de vida dos usuários através de convivência e experiências terapêuticas.

Integração e arte

Dentre essas experiências temos o Coletivo do Pintando o Sete, grupo terapêutico do CAPS Itaim que propicia aos pacientes a integração através do contato com a arte. Foi especificamente a este grupo que o Núcleo Educativo do Museu se uniu possibilitando a ampliação do espaço artístico dos participantes.

Durante os encontros, promovidos mensalmente, os pacientes foram apresentados a renomados artistas plásticos da cena realista mundial como Vicent Van Gogh. “Inicialmente o Núcleo educativo do museu visitou o CAPS para conhecer os trabalhos do Coletivo Pintando o Sete. Perceberam que havia muito de arte realista neles. E durante os encontros fomos experimentando pintura com giz de cera, pintura coletiva, escultura e o resultado de todas estas experiências esta na exposição”, relatou Pedro Fernandes, psicólogo do CAPS Itaim.

O que é a realidade

A exposição começa questionando o que seria a realidade. Propõe ao visitante a interação com as obras através de sensações e da possibilidade de pegar um giz de cera e sair pintando o sete. “Como o grupo propõe a questão da interação, nós fizemos a mostra interativa. As pessoas podem pintar, podem desenhar o que quiserem”, disse o psicólogo.

Marcia Claro é paciente do CAPS há oito anos e já produziu inúmeros trabalhos com o grupo do Coletivo Pintando o Sete. “Esse trabalho pra mim é tudo. Hoje em dia estou me redescobrindo, eu fiquei muitos anos afastada de tudo por conta de varias internações e agora está vindo à tona o tempo perdido. O sonho que eu tinha de um dia estar aqui mostrando o meu trabalho está se realizando”.

Esta já é a segunda vez que os dois grupos se unem para trabalhar a terapia, a arte e a cultura. Em 2012, os resultados da parceria foram apresentados numa festa junina no Museu. Quem for visitar a Mostra terá a oportunidade de conhecer os resultados de uma parceria que está ampliando visões de um trabalho que já, há muitos anos, está aproximando a saúde da arte. Dessa aproximação, resultam-se sonhos e realidades expostos numa dimensão em que o expectador também é o autor da obra.

Mostra do Programa de Inclusão – Educativo MCB e Caps Itaim
Visitação: até 16 de março
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – Jd Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Visitação de terça à domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4.00 e R$ 2,00 (meia entrada)
Acesso a pessoas com deficiência/ Bicicletário
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3032-3727 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br

 

 

collections
Galeria de imagens