Secretaria Municipal da Saúde
Lombalgia
Por Zenildes Mota
A lombalgia é uma dor lombar acentuada, na parte mais baixa da coluna. Normalmente é ocasionada pela má postura. A lombalgia aguda é caracterizada por dores que aparecem e desaparecem com frequência. Ao longo do tempo, esse desconforto pode evoluir e se tornar uma inflamação crônica.
A dor, que começa na região lombar próxima da bacia, pode se irradiar pelos glúteos, pernas e pés. O desconforto causa dificuldades de locomoção. Muitas vezes, essas dores provocam travamentos que impedem os movimentos de agachar, levantar e até mesmo de ficar com a postura ereta.
A doença pode estar relacionada ou não com as dores ciáticas. Normalmente, as causas são originadas das condições de trabalho, posturas erradas, sobrecarga do esqueleto, exercícios físicos, levantamento de peso, traumas, doenças degenerativas ou posicionamentos que provocam o desalinhamento da coluna cervical.
O desconforto causado pela Lombalgia afeta a produtividade profissional, a interação social e consequentemente a vida emocional. Embora seja um problema comum que atinge grande parcela da população em algum momento da vida, existe tratamento apropriado para conservar a coluna e evitar a evolução da inflamação para uma fase mais grave da enfermidade.
As pessoas que passam por esse desconforto causado pelas dores da fibromialgia deve procurar um ortopedista/ou fisioterapeuta. Após a avaliação física, o médico poderá indicar o tratamento específico ou pedir os exames complementares, como ressonância magnética ou radiografia simples para identificação do caso.
O tratamento pode ser à base de antiinflamatórios, analgésico, repouso, reeducação de postura e condicionamento físico. A melhor maneira de prevenção é manter a melhor postura possível, na qual os músculos e esqueleto fiquem em harmonia de uma forma que possa conservar a coluna cervical.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk