Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 18 de Março de 2014 | Horário: 16:31
Compartilhe:

Fórum de Saúde Mental da Coordenadoria Sul discute melhorias para o CAPS tipo 3

Evento reuniu cerca de 80 profissionais da rede para uma troca de experiência e vivência

Por Bruna Zanlorenzi
(texto e fotos)

Cerca de 80 pessoas participaram do Fórum da Saúde Mental da Coordenadoria

Na última sexta-feira (14/03), a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoveu o Fórum de Saúde Mental, com o tema “Cartografia de uma Rede III: Construindo a Rede de Atenção Psicossocial da Região Sul”. O evento ocorreu na Universidade de Santo Amaro - UNISA. O encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas, teve como objetivo articular a rede intersetorial da região Sul no que se refere às discussões da saúde mental.

Eliana Gouveia, Interlocutora da Saúde Mental da CRS Sul, explica a importância do encontro. “O evento permitiu que todo mundo da rede entendesse a importância do CAPS III e contou também com apresentação de experiências de outros serviços CAPS 3 fora da região”.

A primeira mesa de trabalho foi composta por um representante de cada CAPS III da região (CAPS III Parelheiros, Paraisópolis e o Jardim Ângela). O debate girou em torno das potencialidades e os desafios de cada território. Também houve espaço para que os profissionais pudessem relatar dificuldades encontradas no dia-a-dia de trabalho. Como convidado especial, o psicanalista Antonio Sérgio Gonçalves apresentou a experiência e os desafios do CAPS III Sé (Centro).

Na outra composição da mesa contamos com outro convidado especial: o Médico Psiquiatra e Consultor do Ministério da Saúde, Cristoph Surjus, contando a experiência de CAPS III de Campinas. “Campinas possui uma das mais completas e complexas redes de saúde mental do país. Ela possui 3 CAPS III (8- 12 leitos), 2 CAPS Infantil, 1 CAPS Álcool e Drogas com funcionamento 24 horas e 2 CAPS Álcool e Drogas com leitos noite (10 vagas)”. O consultor explicou ainda a organização da rede de Saúde Mental de Campinas, a regulação, os critérios, a retaguarda em leitos e os perfis das internações, entre outros detalhes. Os gestores também puderam, por meio das experiências trocadas, captar ideias de outros territórios para implantar melhorias nas suas unidades.


Cristoph Surjus em sua apresentação falou sobre a experiência do CAPS III de Campinas


Primeira mesa foi composta pelos componentes do CAPS III

 

collections
Galeria de imagens