Secretaria Municipal da Saúde
Bursite atinge grande parcela da população
Por Zenildes Mota
A Bursa é um tecido localizado entre as articulações, formado por uma bolsa líquida que lubrifica o espaço entre as juntas dos ossos e os protegem dos atritos e fricções durante os movimentos. A Bursite é a inflamação ou irritação dessa cápsula protetora. O problema pode ser originado de um processo inflamatório no tecido mole ou de situações biomecânicas e biológicas.
A inflamação da bolsa protetora afeta os movimentos dos joelhos, quadril, cotovelos, tornozelos, pés, dedos e principalmente os ombros, regiões mais complexas onde há maior quantidade de Bursa, que facilita os deslizamentos dos movimentos musculares.
A inflamação causa dor, inchaço (edema) e restrição em determinados movimentos para a pessoa afetada. A bursite pode ser ocasionada por uso excessivo das articulações, esforço repetitivo ou por associação a outras doenças infecciosas e reumáticas.
O diagnóstico requer uma avaliação médica mais cuidadosa. A irritação ou inflamação da Bursa não é visível com uma simples radiografia. Esse fato exige exames mais sofisticados, como ultrassonografias e ressonância nuclear magnética, que serão solicitados pelo médico.
O tratamento da bursite deve ser feito sob orientação médica. É preciso identificar a causa do desconforto para determinar qual é o tipo de terapia adequado de acordo com o quadro clínico do paciente.
O objetivo inicial é inibir a dor e afastar a pessoa de atividades e esforços físicos que possam agravar o caso. A terapia pode ser à base de medicamentos ou exercícios fisioterapêuticos.
A orientação pode incluir de uma simples aplicação de compressa de gelo até a ingestão de analgésicos, antiinflamatórios, corticosteroides e a reabilitação física com a orientação de um profissional fisioterapeuta. Em casos mais graves pode ocorrer uma intervenção cirúrgica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk