Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 31 de Março de 2014 | Horário: 17:06
Compartilhe:

UBS/AMA/CEO Vila Guilherme atendem mais de 9 mil trabalhadores no local de trabalho

Funcionários verificam pressão, glicemia e tomam vacinas para difteria, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, Hepatite B e fazem testes rápidos de HIV e Sífilis

Por Ligia Aparecida de Souza

A equipe de ações externas da UBS/AMA/CEO Vila Guilherme, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, desenvolve desde 2012 atividades de saúde nas empresas ao redor da Unidade. Prova do sucesso desta atividade, já foram atendidos 9.422 trabalhadores de 29 empresas. O balanço geral contabiliza 4.925 aferições de pressão arterial, 4.499 verificações de glicemia capilar, 4.017 doses de vacina contra difteria e tétano (Dupla adulto), 3.012 contra sarampo, caxumba e rubéola, 3.919 doses de vacina contra Hepatite B e também foram realizados 3.411 testes rápidos de HIV e Sífilis.

No entorno da UBS/AMA/CEO Vila Guilherme há grande concentração de empresas que empregam milhares de trabalhadores com idades que variam dos 16 anos aos 50 anos. As atividades realizadas pelas equipes externas estão previstas no programa da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. Nesses trabalhos, em assistência e educação à saúde, as equipes também levam orientação ativa sobre a importância do uso de preservativos masculino e feminino, sobre prevenção da Hepatite B e C, e informações sobre alimentação saudável – o que inclui a utilização do hipoclorito de sódio para desinfecção de frutas, legumes e verduras.

As equipes, compostas por uma enfermeira, três auxiliares de enfermagem, além de dois outros profissionais que as acompanham com a missão de realizar os testes rápidos para HIV e Sífilis, atendem às quartas-feiras. O trabalho é prestado gratuitamente. As empresas precisam apenas liberar o funcionário para realização de consultas ou exames na Unidade de Saúde da Vila Guilherme

Encaminhamentos

Orientados pelos profissionais de saúde, muitos trabalhadores se dirigiram à UBS para consultas com médicos especialistas. Foram agendadas 258 consultas com clínico, sendo 167 por Hipertensão e 42 por Diabetes, além de outros 21. Além disso, foram realizados 572 agendamentos com ginecologista e 583 voltados à Papanicolau. A incorporação dessa atividade na prática da Unidade de Saúde da Vila Guilherme é mais um passo em promover a integridade da atenção da saúde no território.

 

collections
Galeria de imagens