Secretaria Municipal da Saúde
Grupo de Boxe e Jiu-Jitsu e Muay do CAPS Cidade Ademar ajuda a controlar agressividade de crianças
por Mayara Carlis
Denominado “Quem luta não briga”, o grupo de luta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil 2 Cidade Ademar promove, duas vezes por semana, práticas de lutas como o Boxe, o Jiu-Jitsu e o Muay Thai para uma média de nove crianças de 10 até 17 anos.
Rômulo Ferraz, farmacêutico da unidade e adepto das artes marciais, explica os benefícios propiciados pela luta no dia-a-dia. “Tínhamos casos de crianças com dificuldades de seguir normas, crianças agressivas e de conduta irregular; então, começamos a pensar na luta como ferramenta de escape. Primeiro, inserimos a prática do Jiu-Jitsu e começamos a canalizar a agressividade nos sacos de luta, sempre ensinando os princípios do respeito, da honra e da disciplina”, explica Ferraz.
Ainda segundo o farmacêutico, as crianças que aprendem as práticas de luta na unidade não as utilizam na rua, pois aprendem o autocontrole e que essas ações não devem ser utilizadas na rua e nem contra colegas.
Ardiles Vitor dos Santos, educador físico da unidade, revela que não houve apenas uma resposta positiva, já que alguns dos alunos se tornaram frequentadores assíduos da atividade. “Durante as aulas não usamos só o saco de boxe. Se o tempo está bom, usamos o espaço físico da unidade como as rampas para melhorar o condicionamento físico, sempre com a minha supervisão”, explica o educador.
Outra opção de prática saudável oferecida pelo CAPS é o grupo de capoeira, que acontece nas quartas das 15h30 às 16h30. Para participar, procure a unidade.
SERVIÇO: A atividade acontece todas as segundas das 13h às 14h e as quartas das 8h30 às 9h30.
CAPS Infantil II – Cidade Ademar
Endereço: Rua Joaquim do Lago, 228 - Balneário Mar Paulista
Telefone: (11) 5615-4400
Alunos em prática de luta
Concentração é um fator primordial
Respeito e disciplina são tratados durante as aulas
Preparação para o exercício de bater no saco de boxe
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk