Secretaria Municipal da Saúde
Funcionários de 5 Unidades Básicas de Saúde inventam o “canecódromo”
Por Lígia Aparecida de Souza
Platão (427 a.C.- 347 a.C.) disse um dia: “A necessidade é a mãe das invenções.” Prova de que o filósofo grego estava certo, funcionários de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, inventaram os “canecódromos”, que ajudam a preservar o meio ambiente e estimulam hábitos saudáveis. Trata-se de um simples suporte de canecas. Porém, fazem a diferença quando o assunto é saúde e preservação.
Utilizando inspiração e uma caneca própria, que trouxeram de casa, os funcionários reduziram o número de copos descartáveis utilizados em suas unidades. À primeira vista, pode-se pensar que a invenção apenas reduz custos de material de consumo. Só que não. Junto com a água que vem do copo plástico, “nadam” componentes tóxicos provenientes do aquecimento do material ao contato com o café, por exemplo.
E mais: a utilização da caneca evita a geração de um resíduo sólido extremamente nocivo ao meio ambiente. A natureza leva de 200 a 450 anos para degradar um copinho plástico desses que usamos para beber café.
Os “professores Pardal” trabalham nas UBS Galvão, Jardim Icaraí, Vila Ramos, Vila Brasilândia e Cruz das Almas e tornaram realidade o “canecódromo” a partir de um projeto bolado pelo PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Atenção Básica – ESF). Agora, os inventores esperam que a novidade seja adotada por outras Unidades Básicas de Saúde da Cidade.
Funcionárias de UBSs da CRS Norte exibem 'canecódromo'
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk