Secretaria Municipal da Saúde
CCZ recebe representante da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS)
O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo recebeu o responsável da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS) pelo Centro Colaborador em Zoonoses Urbanas/Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ/SP), Dr. Marco Antonio Natal Vigilato. A visita teve objetivo de discutir a visão estratégica e a redesignação da Unidade como Centro Colaborador, em 2015.
Os centros colaboradores integram uma rede colaborativa internacional. Têm como tarefa a realização de atividades técnicas e suporte aos programas da OMS. Para a instituição, tornar-se Centro Colaborador da OMS permite maior visibilidade e reconhecimento pelas autoridades nacionais. Também chama a atenção pública para as questões da saúde em que atuam. Possibilita igualmente criar espaços para o intercâmbio de informações e de cooperação técnica com outras instituições, nacionais, regionais e internacionais.
O CCZ/SP foi designado Centro Colaborador para treinamento e pesquisa em zoonoses urbanas da OPAS/OMS em 1994 e atuou ativamente no controle da raiva. Após o controle desta doença no município, vem aprimorando e ampliando sua atuação no controle das zoonoses urbanas e continua sendo redesignado, compartilhando de maneira ampla com outros Estados do Brasil e outros países sua expertise.
Atualmente, cumprindo a redesignação 2011-2015, os compromissos assumidos entre o CCZ/SP e a OPAS/OMS são: desenvolvimento de um ambiente virtual para compartilhar experiências em prevenção e controle de zoonoses urbanas; promoção de capacitações para treinamento e desenvolvimento profissional em controle de zoonoses urbanas; desenvolvimento de manuais técnicos para vigilância, prevenção e controle de zoonoses urbanas; condução de pesquisas aplicadas em prevenção e controle de zoonoses urbanas; promoção/auxílior no treinamento para planejamento/implementação de campanhas de vacinação contra raiva em cães e gatos.
A redesignação do CCZ/SP como Centro Colaborador da OPAS/OMS se inicia ainda este ano e deve ser concluída até abril/2015. Este é um importante passo para a instituição continuar atuando com excelência, demonstrando a competência do município como modelo para a busca de soluções aos problemas de saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da reunião a gerente Rosane Correa de Oliveira e os assessores técnicos Álvaro Domingos Lopes, Juliana Anaya Sinhorini e Tamara Leite Cortez, do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo/COVISA.