Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 6 de Março de 2015 | Horário: 17:11
Compartilhe:

Saiba como tratar queimaduras corretamente para evitar complicações mais graves

Evite remédios caseiros. Procure auxílio médico

Acidentes como queimaduras são muito comuns e, tratar o ferimento de maneira inadequada, pode piorar a situação. Por isso, é importante saber o que fazer nesses casos.

A professora Polyanna Vasconcellos se queimou gravemente, na cozinha de sua casa, quando tinha apenas um ano e três meses de idade. Logo depois do acidente, a mãe de Polyanna não fez nenhuma medicação em casa, mas levou a filha direto para o hospital.

"Minha mãe colocou a água no fogo e estava olhando a gente brincando e aí o telefone tocou”, disse a professora. Ela conta que o acidente ocorreu em questão de minutos. “Eu puxei o forno, sentei no fogão, meu irmão sentou do meu lado e o fogão virou em cima da gente. Aí queimou meu braço, minha perna, meu rosto, minha cabeça. Meu irmão queimou só a barriga. Mas não passou nada. Deixou mesmo sem nada. Aí ela foi para o hospital", disse Polyanna.

Antônio Joaquim Cortez, cirurgião plástico do hospital Cristo Redentor do grupo GHC, diz que a mãe de Polyanna agiu de maneira correta. Ele explica o que deve ser feito no momento do acidente com queimadura.

“O que nós recomendamos seria a limpeza com água corrente, lavar bem. Isso diminui a dor e já limpa possíveis microorganismos, porque com a queimadura existe uma ruptura. Se possível, usar uma compressa com gelo, também diminui a dor. E recomendamos que se procure um serviço de urgência e emergência. Aí o médico especializado vai avaliar a lesão, a profundidade da queimadura e indicar o tratamento adequado. O cuidado caseiro é esse", disse Cortez.

Evite remédios caseiros

O cirurgião plástico explica ainda que remédios caseiros podem piorar a intensidade do ferimento. "Existem mitos, [uso de] pasta de dente, borra de café, enfim. Não se usa nada, basicamente nada. Por exemplo, a pasta de dente aprofunda a queimadura. Piora muito. Chega no hospital, imagina o trabalho, paciente queimado, com muita dor, aquilo gruda, aquilo enfim, infecta, piora. E existe também medicação que às vezes as pessoas têm na sua farmacinha particular. A sociedade brasileira de queimadura não recomenda", afirmou Cortez.

Em caso de acidentes com queimaduras, a recomendação do Ministério da Saúde é lavar o local com água corrente e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde
 

collections
Galeria de imagens