Secretaria Municipal da Saúde
Máscaras e apitos para alertar contra a dengue no Jaguaré
Profissionais de vários setores percorreram as ruas do Jaguaré, com máscaras de mosquito e apitos, para alertar a população sobre a doença
Por Daniele Rodrigues
Com foco no combate e prevenção da dengue, a Unidade Básica de saúde (UBS) Vila Nova Jaguaré promoveu, nos dias 19 e 20 de março, uma ação no bairro. Profissionais de vários setores percorreram as ruas do Jaguaré, com máscaras de mosquito e apitos, para alertar a população sobre a doença.
A atividade envolveu uma equipe com cerca de 30 pessoas: agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de zoonoses, profissionais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Larissa Cerri, gerente da unidade, também participou. Na caminhada, os trabalhadores abordaram a população, distribuindo folhetos e esclarecendo dúvidas sobre a dengue.
Segundo Deborah Monnerat, gestora local de PAVS, em 2014 a região teve número acentuado de casos de dengue e a movimentação evitou o aumento de notificações. “A preocupação é que a situação não ecloda como no ano passado. A ideia é alertar as pessoas no cuidado em prevenir a doença”, disse Deborah.
Durante a ação foram encontrados dois focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, o que reforça a importância de alertar a população no cuidado com a dengue. As Supervisões Técnicas de Saúde Lapa Pinheiros e Butantã estão desenvolvendo atividades como esta em todo o território da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste). O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados contra a dengue e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk