Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 6 de Abril de 2015 | Horário: 16:10
Compartilhe:

Prefeitura instala máquinas em unidades de saúde para agilizar tratamento contra dengue

Com equipamentos, pacientes com suspeita de dengue poderão fazer exame de sangue e identificar baixa concentração de plaquetas, um dos principais sintomas da versão mais grave da doença. Máquinas serão instaladas em unidades da zona norte

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou hoje a realização de exames rápidos de sangue para agilizar o diagnóstico e o encaminhamento de pacientes que apresentam baixa concentração do número de plaquetas no sangue, um dos principais sintomas da dengue grave.

Com as novas máquinas, a identificação da queda do número de plaquetas é realizada em apenas alguns minutos, com uma única gota de sangue do paciente. É importante destacar que a máquina não detecta a presença do vírus da dengue. Ela é útil para dar encaminhamento ao paciente para o tratamento intensivo, que tem início imediato, sem a necessidade de espera pelo resultado do exame específico para o diagnóstico da doença - algo que leva, em média, cinco dias.

"Desde outubro nós estamos trabalhando. Um caso de dengue para nós é grave. Então é óbvio que nós estamos em um momento delicado. Mas comparativamente ao Estado e às cidades do interior, eu penso que nós estamos conseguindo conter a chegada da epidemia na cidade. Isso nos satisfaz? Não, mas nós estamos trabalhando intensivamente para impedir que os nossos indicadores cresçam como vêm crescendo no interior", disse o prefeito Fernando Haddad na manhã desta quinta-feira (2), durante visita à região de Vila Prudente, na zona leste.

Cabe ressaltar que os exames serão pedidos de acordo com critérios clínicos e seus resultados serão analisados por equipe médica. Não será, portanto, todo paciente que se queixar de algum dos sintomas que será indicado a realizar o exame.

As máquinas foram instaladas em quatro equipamentos de saúde, sendo dois Pronto-Socorro (21 de Junho e Santana) e duas Unidades Básicas de Saúde (Vila Palmeiras e Elísio Teixeira Leite). Elas estão alocadas nas regiões em que o número de casos suspeitos é maior - de acordo com o último balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

A Científica Lab, empresa que possui contrato com a Prefeitura para prestação desse tipo de serviços, será paga por exame realizado, no valor do contrato existente (Tabela SUS). Uma quinta máquina, instalada na UBS Jardim Vista Alegre, foi colocada à disposição pelo Hospital Albert Einstein, parceiro da Prefeitura na tenda que funciona no local.

De acordo com o balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

Tenda de auxílio no combate à dengue

Além dos quatro pontos, cuja localização será divulgada em breve pela Secretaria Municipal de Saúde, uma outra máquina para a realização de exames de sangue será instalada em uma tenda montada junto à UBS Jardim Vista Alegre, onde também será oferecido atendimento à população com suspeita de dengue a partir de segunda-feira (6).

A adoção de tendas para o auxílio no combate à dengue já estava prevista no Plano de Contingência, elaborado no ano passado, e é recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Localizada na Brasilândia, bairro também da zona norte, o equipamento contará com três clínicos, um pediatra, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento será executado em parceria com o Hospital Albert Einstein.
 

collections
Galeria de imagens